Colunistas

avatar
Wander Tomaz

Gigante de Minas

Locutor Esportivo com atuação em Minas Gerais, há três décadas. Nome reconhecido em todo o Estado, inclusive com biografia inclusa em obra publicada sobre os principais influenciadores do rádio esportivo mineiro. Narrador e comentarista esportivo da Rede Vitoriosa de Comunicações (Rádio Vitoriosa FM 105.5 e TV Vitoriosa SBT). Agora na internet com o V9 Vitoriosa

Campeonato amador de Uberlândia poderá ter quatro divisões a partir de 2021

Enviado por: 25/11/2019

Acontecerá na próxima quinta-feira, 21 de novembro, na sede da Liga Uberlandense de Futebol (LUF), Assembléia Geral Ordinária para discutir e aprovar o calendário de competições do futebol amador para o ano de 2020.

O que chama a atenção é o segundo item de convocação: “Discussão e aprovação de novo modelo de competições do futebol amador a partir de 2021”.

De fato, a diretoria da Liga Uberlandense de Futebol (LUF) irá propor aos presidentes de clubes uma mudança radical em competições amadoras.

O projeto transforma o Campeonato Amador, de atuais duas, para quatro divisões, a partir de 2021.

DIVISÃO DAS EQUIPES EM QUATRO MÓDULOS FICARIA ASSIM

Primeira Divisão: 13 equipes

Segunda Divisão: 13 equipes

Terceira Divisão: 13 equipes

Quarta Divisão: 11 equipes, número que poderá ser menor ou maior conforme interesse

 

PRIMEIRA DIVISÃO 2020

Caso os dirigentes de futebol aprovem as alterações, o Amador Primeira Divisão da próxima temporada rebaixará 9 equipes para a segunda divisão e receberá 2 oriundas da segundona.

SEGUNDA DIVISÃO

Passaria a ter os nove times que cairiam da primeira divisão, e os que terminarem entre 3º e 6º na classificação geral do ano que vem.

TERCEIRA DIVISÃO

Certamente, a LUF utilizaria a classificação geral ao final da segunda divisão de 2020 para apontar os 13 que estariam compondo a terceira divisão de 2021, como por exemplo, os que terminarem de 7º ao 19º lugares.

 

QUARTA DIVISÃO

Contaria com as equipes que terminarem de 20º para baixo na classificação geral da segunda divisão de 2020, além de mais algumas agremiações que já manifestaram interesse pela Série D de nosso amador.

SISTEMA DE DISPUTA

Se aprovado, mesmo o campeonato sendo realizado com 13 times, o número de jogos na primeira fase passará dos atuais 10, para 12 duelos. A LUF pretende realizar a competição com as 12 equipes jogando entre si em um turno único. Classificariam oito equipes, que iniciariam o mata-mata, até apurar o campeão, em um total de 18 datas.

 

REBAIXAMENTO E ACESSO

Voltaria ao sistema antigo, com apenas duas equipes sendo rebaixadas e promovidas.

 

NÍVEL TÉCNICO

Se o Campeonato Amador Primeira Divisão for disputado por 12 equipes, o nível técnico aumentaria substancialmente. Os principais atletas da cidade e toda a região se aglomerariam em um número menor de equipes. No mínimo 8, de 13 times brigariam pelo título.

 

ASSEMBLEIA SOBERANA

O Presidente da Liga Uberlandense de Futebol (LUF), Renato Batista confirma as informações acima. Ele estará no Camarote Vitoriosa desta segunda-feira, 25 de novembro, às 20h, para detalhar ainda mais este projeto. Entretanto ressalta que os presidentes de equipes terão plenos poderes para fazer as alterações ou manter o amador da forma em que está.

Comentários...