Colunistas

avatar
Wander Tomaz

Gigante de Minas

Locutor Esportivo com atuação em Minas Gerais, há três décadas. Nome reconhecido em todo o Estado, inclusive com biografia inclusa em obra publicada sobre os principais influenciadores do rádio esportivo mineiro. Narrador e comentarista esportivo da Rede Vitoriosa de Comunicações (Rádio Vitoriosa FM 105.5 e TV Vitoriosa SBT). Agora na internet com o V9 Vitoriosa

CBF divulga calendário 2020 com novidades. Série D terá 6 meses de duração

Enviado por: 03/09/2019

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (3), o calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2020, que irá de 22 de janeiro a 6 de dezembro.

Os campeonatos estaduais terão no máximo 16 datas, no período de 22 de janeiro a 26 de abril. As férias irão ocorrer de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020. A pré-temporada será realizada de 8 a 21 de janeiro. Inacreditáveis 13 dias de preparação.

O Campeonato Brasileiro Série D será mais abrangente. Será disputado por 64 equipes, mas terá uma fase Pré – Série D com oito equipes. A Quarta Divisão passará a ter 26 datas, no período de 3 de maio a 22 de novembro.

A Série C também ocupará boa parte do calendário nacional iniciando em 3 de maio, com término previsto para 8 de novembro.

A Copa do Brasil 2020 terá oito fases, e 19 datas compreendidas, entre cinco de fevereiro e 16 de setembro. Os clubes participantes da Copa Libertadores entrarão a partir da fase oitavas de final.

A partir de 2020 a paralisação das competições nacionais está confirmada nas Datas FIFA, uma das principais reivindicações dos principais clubes. Além do mais, está confirmada a primeira Supercopa, em 19 de janeiro, que será disputada entre os campeões da Copa do Brasil (Athletico) e do Brasileirão 2019.

Apesar de parar nas Datas FIFA 2020, o Brasileirão seguirá normalmente durante a Copa América. Os convocados irão desfalcar os clubes em até 9 rodadas, no período.

 

OPINIÃO

Sem dúvida, não é o ideal, mas a CBF conseguiu evoluir, principalmente no combate ao desemprego no futebol, sobretudo a partir do segundo semestre. O Brasileirão, Séries A e B decorrem durante toda a temporada há bastante tempo.  Agora, as Séries C e D também ocuparão seis meses de calendário.

O Campeonato Mineiro não será prejudicado com a limitação de 16 datas para os estaduais. A elite de Minas ocupa 15 datas há quase duas décadas.

Com a divulgação do calendário, a partir de agora, a Federação Mineira de Futebol (FMF) poderá convocar os clubes para o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro Módulo I 2020.

Comentários...