Colunistas

avatar
Rayane Gomes Resende

Projetando sonhos

Sou arquiteta e urbanista, formada pela UNITRI e vejo que muitas pessoas ainda vêem a arquitetura como um luxo. Mas a verdade é que a arquitetura se adequa à realidade de cada pessoa. Por meio dessa coluna irei apresentar algumas soluções construtivas e também de decoração, que levem beleza e funcionalidade à sua obra.

Como evitar que seu telhado de fibrocimento apresente rachaduras

Enviado por: 12/10/2019

As telhas de fibrocimento (que popularmente chamamos por “Eternit”, nome de uma das empresas que produz esse tipo de telha), fabricadas antes de 2018, possuíam em sua composição a fibra mineral de amianto. Depois de realizadas várias pesquisas, descobriu-se que a presença de amianto, tanto nas telhas quanto nas caixas d’água, pode causar doenças cancerígenas e também pulmonares. Então, se sua casa possui telha de fibrocimento com fabricação anterior ao não de 2018, você deve substituir todo o telhado o quanto antes!

Ao trocar o telhado, caso queira continuar com a fibrocimento (que agora não possui amianto em sua composição), é preciso aplicar tinta impermeabilizante para telhas de fibrocimento, isso evitará que apareça rachadura na nova telha, que perdeu um pouco de sua resistência devido à ausência do amianto. Mas não precisa se preocupar, desde que seja aplicado corretamente, a telha terá boa durabilidade e maior resistência.

Tenha alguns cuidados ao pintar sua telha, lembre-se de aplicar no mínimo duas camadas e respeitar o tempo de secagem da tinta. A tinta impermeabilizante existe no mercado em várias opções de cores e também incolor.
Agora você já sabe, não precisa descartar a opção de telhado de fibrocimento em sua obra, basta seguir as dicas acima e terá um telhado barato e de qualidade!

Comentários...