Colunistas

avatar
Juliana Bridi Gobbi

“Leve a Vida Leve”

Meu trabalho se baseia nos conhecimentos que adquiri ao longo da minha trajetória de quase 15 anos como gestora de RH, consultora em RH, Coach e buscadora de mim mesma.
Graduada em Administração e Pos-Graduada em Gestão de Pessoas, tenho formação em Coaching pelo IBC, sou master em PNL – Programação Neurolinguística pela Escola Livre e praticante de Yoga.
Sou mãe do Lucas e da Luísa, meus grandes pequenos mestres. Minha busca é por mais consciência, sentido, liberdade, amor e prosperidade em qualquer atividade em que eu estiver engajada.

Como ficar protegido dos seus maus pensamentos?

Enviado por: 08/10/2019

Estava eu e Lucas, meu filho de 3 anos, no meu quarto, esperando a hora de levá-lo para escola, quando percebo que ele está com meu japamala em suas mãos.  E eu disse a ele que aquilo, que parecia um colar, era um japamala e que servia para ajudar nas práticas de meditação e repetição de mantras.  Que ele nos ajudava a orar por alguém e que para cada bolinha daquele “colar”, a gente repetia uma oração.  Então, ele se lembrou do primo que mora em São Paulo e imediatamente começou: “Eu gosto muito do Enrico, eu gosto muito do Enrico, eu gosto muito do Enrico, eu gosto muito do Enrico…” Aquela foi o mantra/oração que ele improvisou para o primo que mora distante, de quem sente muita saudade.  Não aguentei de tanto amor e quase esmaguei Lucas com meu abraço.

Eu conheci a recitação de mantras na prática de yoga.  No início achava meio esquisito ficar repetindo a mesma palavra ou frase várias vezes, mas conforme fui exercitando, percebi que eu me sentia mais em paz depois de fazê-lo.   A palavra mantra vem do sânscrito, “man” que significa “mente” ou “pensamento” e “tra” significa “proteger”, “socorrer”.   Assim, mantra quer dizer: proteger nossas mentes de maus pensamentos.   Me conta, quem não quer ser protegido dos seus próprios maus pensamentos?!

Aprendi recentemente um mantra de autocura, reconciliação e perdão havaiano muito simples e bonito, chamado Ho’oponopono.  Ela consiste em repetir mentalmente ou em voz alta as seguintes frases: Sinto muito/ Me perdoe/ Te amo/ Sou grato.

Na língua havaiana, Ho’o significa ‘causa’ e ponopono significa ‘corrigir’, ‘colocar em ordem perfeita’.  Não se trata de um ritual religioso, mas uma prática em que você se propõe a perdoar, se perdoar, se desapegar de mágoas e ressentimentos para seguir sua vida com mais leveza e felicidade.  Ao recitar Ho’oponopono, você está se auto responsabilizando por tudo que incomoda em sua vida e começa a ver que está em suas mãos fazer diferente.

Pense em situações, pessoas, eventos que lhe causaram descontentamento e recite Ho’oponopono para eles.  Quantas vezes?  Quantas quiser, uma, duas, talvez 108 vezes, que é a quantidade de contas de um japamala.  Ao praticar esse mantra você assume a responsabilidade pelos conflitos e situações negativas que acontecem em sua vida.  A paz só pode começar dentro de você.  Experimenta e depois me conta!

Comentários...