A coluna de hoje é para te dar dicas preventivas de como fugir das altas temperaturas na sua casa, sem depender de ar condicionado. Além de ajudar o meio ambiente, diminuir o consumo do ar condicionado irá te economizar na conta de energia elétrica. Aqui vai algumas dicas:
1) Atenção na hora de locar os cômodos
Sabemos que o sol nasce no Leste. Logo, a fachada que recebe maior incidência solar é a Norte. Na hora de posicionar em planta baixa os ambientes, opte por locar os quartos na face Leste do terreno, assim eles receberão insolação direta na parte da manhã, e na parte da tarde (horário mais quente do dia) estarão na sombra. O que fará com que os quartos estejam bem mais frescos na hora de dormir.
2) Pés-direitos altos
Quanto mais alto o pé-direito (altura entre o piso e o teto), maior a distância do telhado que recebe diretamente incidência solar. Com um pé direito alto, além do ar quente ter mais espaço para subir, o calor ficará mais longe de você e o ambiente mais arejado.
3) Grandes aberturas
Facilite a circulação do ar pela casa optando por janelas e portas mais largas. Assim o ar quente que entrar em sua casa terá por onde sair, gerando um fluxo de ar que irá refrescar o ambiente.
4) Faça da vegetação sua grande aliada
Não impermeabilize todo seu espaço. Onde não houver construções, procure fazer jardins, gramados, com árvores e plantas. Além das copas das árvores fazerem sombra, a vegetação aumenta a umidade do ambiente, melhorando a sensação térmica. Um quintal todo concretado absorve muito mais calor do que um gramado, por exemplo. Outro ponto importante é a presença de plantas no interior da residência, além de levar beleza aos cômodos, fará com que eleve a umidade do ar, ajudando assim a regular a temperatura no interior da casa.
5) Troque a iluminação artificial
Lâmpadas antigas consomem mais energia e emitem mais calor. As novas lâmpadas de LED, além de serem mais econômicas, não esquentam o ambiente.
Essas são minhas dicas de arquitetura da semana para que você consiga driblar o atual tempo quente e seco pelo qual passamos. Mas não se esqueça de fazer sua parte para o controle do aquecimento global e para o bem do nosso planeta, que é nossa definitiva e verdadeira morada.
Comentários...