Colunistas

avatar
Darah Gomes

Colorindo Vidas

De blog, a canal no YouTube, e coluna no V9, o Colorindo Vidas volta a trazer as principais notícias sobre o mundo da moda. Porque não se trata apenas de roupa, se trata de arte. Sobre cores e modelos que trazem significado e expressões da nossa realidade.

Projetos de moda que ajudam o próximo e incentivam a sustentabilidade em Uberlândia

Enviado por: 13/02/2020

(Imagem: Próximo Closet)

Em um mundo capitalista onde tudo é resumido em produção e consumo, alguns projetos na área de moda vêm mudando um pouco o ciclo das peças de roupas. Enquanto antes estavamos acostumados a jogar no lixo, hoje já estamos apredendo a necessidade de mudar essa atitude pelo bem do planeta. Com essa ideia de sustentabilidade os bazares voltaram com mais força, esse tipo de comércio é especializado em vender produtos usados em bom estado de conservação por preços muito abaixo dos itens novos no mercado. Mas engana-se quem pensa que é apenas a economia e ecologia que estão sendo beneficiadas por esse tipo de projeto.

Entrega dos mantimentos arrecadados no bazar (Imagem: Arquivo Pessoal/Kariny Dorça)

A dupla de empresária, Kariny Dorça e Gabriella Dorça, são donas de um dos bazares mais movimentados de Uberlândia e idealizaram o projeto despretenciosamente. Elas perceberam que tinham muitas peças no guarda-roupa que já não usavam mais pela mudança de estilo ou tamanho, então resolveram criar um bazar e convidar os familiares e as amigas para comprarem o que quisessem por um preço mais acessível. “Sempre com mudanças de estações as marcas lançam pequenas coleções também, o que vai fazendo aumentar mais, pois ainda há a necessidade de acompanhar e estar dentro do que é ditado no mundo”, explicam.

Desde o primeiro bazar que Kariny e Gabriella fizeram, há três anos, muitas coisas mudaram. O último evento que fizeram teve quatro mil peças e contou com fila e senha para entrar. Ambas afirmam que essa ideia de consumo sustentável é o futuro da moda e trabalhando com essa pauta de ecologia perceberam que poderiam usar o mundo fashion para fazer ainda mais mudanças. Dessa forma começaram a pedir que todos os clientes levassem um quilo de alimento não perecível como forma de “pagamento” para entrar nas últimas edições do bazar. Todos os produtos arrecadados foram destinados ao Núcleo Maria de Nazaré, que é uma Organização Não Governamental (ONG) que ajuda pessoas carentes na cidade desde 1978.

O ABC do Glória impacta semestralmente 100 crianças e adolescentes da comunidade. (Imagem: Reprodução/Instagram)

Enquanto alguns bazares agregaram o trabalho ajudando ao próximo, a ideia desse tipo de comércio foi aderida como um complemento ao projeto ABC do Glória, idealizado por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para promover inclusão social. Entre as pautas do programa está o incentivo a leitura, cultura, lazer e sustentabilidade. Foi pensando nisso e na possibilidade de captação de recursos para ampliação do projeto que eles criaram dois bazares. O primeiro é físico e acontece periodicamente na Comunidade Elisson Prieto, onde são vendidas roupas para os moradores por um valor bem mais baixo, entre R$1 a R$5. Já o segundo funciona online e é intitulado desapegabc. “O desapega funciona como um instrumento para que pessoas possam impulsionar a venda de peças não disponíveis para doação. A pessoa entra em contato com a página, fazemos a divulgação do item e cuidamos do processo da venda como uma loja virtual. O diferencial é que, ao vender a peça, o vendedor deverá destinar no mínimo 20% do valor para o ABC do Glória”, explica a Ana Cecilia Vera, que é uma das idealizadoras do projeto.

Histórias como essas são o exemplo de como a moda não serve apenas para vestir. Moda é expressão, sustentabilidade, apoio. Ela pode ser usada para um bem maior, basta apenas uma mudança de olhar em que está usando-a todo dia como se fosse apenas uma singela peça no guarda-roupa.

E se você quiser saber mais sobre os dois projetos te convido a acessar as redes sociais do Próximo Closet, do ABC do Glória e do DesapeABC. Apoie a moda sustentável na sua cidade!

Facebook I Instagram Colorindo Vidas I Instagram Darah I colorindovidasblog@gmail.com

Comentários...