Colunistas

avatar
Darah Gomes

In Darah

foi criado com intuito de mostrar o melhor e o pior lado da moda. Aqui você vai descobrir como o mundo fashion é importante e precisa ser discutido com urgência. Porque não se trata apenas de roupas, é arte! São cores e modelos que trazem significado e expressam nossa realidade.

Darah é jornalista e consultora de imagem & estilo. Além de colunista de moda, ela está se especializando em direção criativa de moda e mantém um site, onde dá dicas e fala sobre o mundo fashion.

Sebrae dá início a Brasil Digital Fashion Week

Enviado por: 21/09/2020

Considerado o mês mais importante para o mundo da moda, quando acontecem os principais lançamentos internacionais, setembro tem agora mais um motivo especial para comemorar, a Brasil Digital Fashion Week. Evento pioneiro na moda nacional, a BDFW vai reunir em uma mesma plataforma online e 100% gratuita ao público, um salão de negócios, desfiles e conteúdos de palestras, entrevistas e bate-papos com grandes nomes do setor, como o casal Paolinha e Vander Martins, da Skazi e a consultora Alzira Vasconcelos. Tudo isso com o aval de uma embaixadora que ama moda e representa a mulher brasileira como ninguém, a atriz Erika Januza.

A primeira edição da feira virtual logo ganhou a atenção e o apoio do Sebrae. A instituição entendeu a importância da iniciativa precursora, que surgiu como uma saída para as marcas que participavam de eventos físicos cancelados por conta da pandemia da covid-19. “Quando foram confirmados os cancelamentos de importantes eventos, como o Minas Trend, imediatamente começamos a pensar em uma alternativa digital para que as marcas e confecções pudessem apresentar e vender seus produtos aos varejistas de todo o país. Em nossos estudos descobrimos que antes da pandemia, cerca de 90% dos pequenos negócios no Brasil não eram digitalizados. Dai uma das nossas preocupações além de promover uma feira comercial, era auxiliar esses pequenos varejistas espalhados pelo país a realizarem uma verdadeira transformação digital em seus negócios. Com suporte do Sebrae e outras instituições, como a Atacado Web, acreditamos que estes empresários poderão dar um primeiro passo rumo a digitalização e com isso ficarem aptos a acessar os clientes de uma maneira mais eficaz, não só agora, mas neste ‘novo normal’ que não tem mais volta”, conta Thiago Romano, co-realizador da BDFW.

O próximo passo foi reunir marcas fortes para atrair compradores, além de realizar uma curadoria de conteúdos de interesse não só de atacadistas e varejistas, mas também do grande público. Profissionais de alto escalão, como o consultor de mercado de luxo Carlos Ferreirinha e o arquiteto Júlio Takano, responsável por projetos disruptivos para marcas como C&A, Riachuelo, Renner, Casas Bahia e Tramontina, participam ao lado de representantes das principais entidades ligadas ao comércio e à moda, como o próprio Sebrae, CDL, IEMI – Inteligência de Mercado, Audaces, Federaminas, entre outros. Bastando acessar o site oficial bdfw.com.br qualquer pessoa pode se cadastrar e acompanhar toda a programação de desfiles e conteúdos ao longo desta semana, de 21 a 27 de setembro. “Somente o salão de negócios tem acesso restrito a varejistas mediante a confirmação do CNPJ de suas empresas, assim como funciona na maioria das feiras do setor”, comenta Romano.

Outro diferencial da Brasil Digital Fashion Week foi a opção da organização do evento em produzir todo o material do salão de negócios. Segundo o coordenador geral do projeto e co-realizador da feira, Rodrigo Cezário, “a ideia foi de criar uma unidade e uma identidade nos stands virtuais, para que os varejistas pudessem acessar materiais de qualidade, capazes de mostrar as peças, seus movimentos, tridimensionalidade, caimento”, explica. Tudo isso usando recursos de fotos e vídeo books técnicos, produzidos em Belo Horizonte, com as equipes dos fotógrafos Henrique Gualtieri e Álvaro Fráguas, numa maratona que respeitou todos os protocolos de segurança exigidos pelo momento.

“A expectativa é de que as marcas expositoras e os varejistas façam bons negócios no ambiente virtual”, aposta Cezário.

Comentários...