Culinária

Fritata de espaguete

Nunca mais você vai comer macarrão esquentado no micro-ondas quando sobrar massa cozida. E de repente pode até perceber que está cozinhando a mais só para sobrar espaguete e garantir uma fritata no dia seguinte… É receita de reaproveitamento que tem tudo para virar favorita.

Fonte: Panelinha

Enviado por: Darah Gomes 19/01/2021
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de espaguete cozido
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • burrata para servir
  • folhas de rúcula para servir
  • tomates sweet grape para servir
Modo de Preparo
  1. Essa receita é pensada para aproveitar as sobras de espaguete cozido (mas você pode cozinhar 100g de macarrão cru). Para ficar mais fácil de medir a massa cozida, pressione levemente o macarrão na xícara medidora. O ideal é usar a massa que foi servida com um molho básico de azeite ou manteiga. Mas se o espaguete tiver sido preparado com um molho mais encorpado, como bolonhesa ou de tomate, também dá certo. Nesse caso, deixe escorrer o excesso de molho, para a massa aderir melhor aos ovos.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela média. Bata bem com um garfo para misturar as claras com as gemas, tempere com uma pitada de sal e misture o queijo parmesão ralado.
  3. Adicione o espaguete cozido (frio) aos ovos e misture bem com uma pinça.
  4. Leve uma frigideira antiaderente com cerca de 20 cm ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo – pode parecer muito azeite, mas esse é o segredo para deixar o macarrão que já está molenga crocante e dourado por fora. Transfira o macarrão com ovos e pressione delicadamente com uma espátula para deixar o formato bem redondinho
  5. Doure o macarrão em fogo médio por 2 minutos. Abaixe o fogo, tampe a frigideira e mantenha em fogo baixo por cerca de 5 minutos, ou até que a base da fritata esteja dourada e as laterais firmes.
  6. Cubra a frigideira com um prato raso grande, com a palma de uma mão segure o fundo do prato e com a outra mão vire a frigideira de uma só vez. Volte a fritata para a frigideira e, com a espátula, acomode as bordas. Aumente o fogo para médio para dourar o outro lado também por 2 minutos.
  7. Abaixe o fogo e deixe a fritata terminar de cozinhar por mais 3 minutos, ou até firmar completamente e a base ficar bem dourada – esta etapa do cozimento é feita sem a tampa, para garantir uma superfície crocante. Para verificar o ponto, levante a borda da fritata delicadamente com a espátula de silicone.
  8. Transfira a fritata para uma tábua e sirva a seguir com pedaços de burrata e salada de rúcula com tomatinhos.

 

OBS: a fritata também pode ser preparada com antecedência e servida em temperatura ambiente.

Comentários...