Culinária

Lasanha Quatro Queijos

Tirolez

Enviado por: Carolina Vilela 04/12/2020
Ingredientes

Molho de Gorgonzola
8 colheres (sopa) de Manteiga sem Sal
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
2 folhas de louro
2 cravos
1 cebola pequena
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
150 g de Gorgonzola
Sal 

Montagem

500 g de massa de lasanha fresca e pré-cozida
600 g de queijo Mussarela ralado
1 sachê de Requeijão Cremoso
100 g de Parmesão  ralado

Modo de Preparo

– Comece pelo molho de gorgonzola. Coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter em fogo baixo. Acrescente a farinha e toste-a mexendo sempre até que comece a exalar aroma de castanhas (cerca de 2 minutos). Adicione o leite, aos poucos, mexendo vigorosamente para não formar grumos.

– Para aromatizar o leite, corte a cebola ao meio e, em uma das metades, espete a folha de louro com o cravo para que fique presa. Coloque as metades de cebola no molho e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, mexendo sempre até começar a engrossar (cerca de 15 minutos). Tempere com a noz-moscada e a pimenta-do- reino e retire as metades de cebola.

– Amasse o gorgonzola com um garfo e junte-o ao molho ainda quente mexendo até que derreta completamente.

– Para montar a lasanha, escolha um refratário grande e fundo (22 x 36 cm e 8 cm de altura). Espalhe uma camada fina de molho de gorgonzola no fundo do refratário. Distribua (sem sobrepor) as lâminas de massa para lasanha, formando uma camada. Não há problema se ficar algum espaço entre elas.

– Adicione outra camada de molho e distribua 1/3 do queijo mussarela, formando uma camada uniforme. Continue alternando as camadas de massa, molho de gorgonzola e mussarela.

– Finalize espalhando um pouco do molho e acrescente o requeijão cremoso em pingos, apertando diretamente do sache. Distribua dessa forma por toda a superfície.

– Cubra com o molho de gorgonzola restante e polvilhe o parmesão.

– Leve ao forno preaquecido a 180 °C e asse por cerca de 40 minutos ou até que a lasanha esteja gratinada na superfície.

Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Dica: Se você preferir utilizar massa de lasanha seca, será necessário mais líquido. Para tanto, faça mais meia receita de molho de gorgonzola e monte da mesma maneira.

Comentários...