Culinária

Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão

Poucos ingredientes, uma panela só e muito sabor. O adocicado da erva-doce combina com o frescor do estragão e forma um molho bem especial. O frango, que passa pela panela e depois vai ao forno, fica macio e com a pele crocante.

NA PANELA

Caso sua caçarola não possa ir ao forno, faça todo o preparo numa frigideira grande (ou panela) e transfira os ingredientes para um refratário (ou assadeira funda) na hora de ir para o forno. Importante: o refratário (ou assadeira) não pode ser muito grande, pois o molho pode secar.

VERSÃO SECA

Caso não encontre o estragão fresco, utilize 2 colheres (sopa) da erva seca.

Fonte: Panelinha

Enviado por: Darah Gomes 19/05/2020
Ingredientes
  • 4 sobrecoxas de frango com pele e osso (cerca de 1 kg)
  • 2 bulbos de erva-doce pequenos (ou 1 bulbo grande)
  • 3 dentes de alho
  • tiras da casca de 1 limão siciliano
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 8 ramos de estragão fresco
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Retire as sobrecoxas da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto o forno preaquece —  elas não podem estar geladas na hora de ir para a panela.
  2. Descarte a parte verde com as folhas da erva-doce e corte o bulbo em 4 fatias, no sentido do comprimento. Lave sob água corrente, com cuidado para não soltar as camadas, e seque com um pano. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descarte as cascas.
  3. Tempere as sobrecoxas com 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto – cuidado para não soltar a pele do frango. Leve ao fogo médio uma caçarola baixa, de 28 cm e que possa ir ao forno.
  4. Quando a caçarola estiver bem quente, regue com o azeite e coloque as sobrecoxas com a pele voltada para baixo. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 8 minutos. Atenção: só vire as sobrecoxas quando as peles estiverem bem douradas, do contrário podem grudar e rasgar. Vire as sobrecoxas com uma pinça e deixe dourar por mais 4 minutos. Transfira para um prato e reserve.
  5. Mantenha a panela em fogo médio e disponha as fatias de erva-doce uma ao lado da outra – nem precisa de azeite, elas vão dourar na gordura do frango. Tempere com uma pitada de sal e doure por cerca de 2 minutos. Vire com uma pinça e doure o outro lado por mais 1 minuto.
  6. Adicione as tiras da casca de limão, os dentes de alho e 4 ramos de estragão debulhados — assim as folhas ficam em contato com o frango e passam mais sabor para a carne. Volte as sobrecoxas para a panela entre as fatias de erva-doce e cubra com os ramos de estragão restantes.
  7. Regue a panela com o vinho e a água, com cuidado para não molhar a pele das sobrecoxas — assim elas ficam mais crocantes. Mantenha a caçarola em fogo médio até ferver.
  8. Desligue o fogo e leve a panela ao forno para assar por cerca de 30 minutos para o frango e a erva-doce terminarem de cozinhar. Sirva a seguir com o molho que se formou na panela.

Comentários...