Alta valorização para auxiliares é trunfo para permanência de Mano


Foto: Washington Alves/Cruzeiro

Mano Menezes afirmou em sua primeira entrevista coletiva no retorno ao Cruzeiro, em julho de 2016, após se desligar do Shandong Luneng, que estava tranquilo financeiramente nos próximos sete anos em função do que havia ganhado na China. Realidade essa diferente da dupla que está ao seu lado há alguns anos: o preparador Eduardo Silva e o auxiliar Sidnei Lobo. Conforme apurou o Superesportes, uma das estratégias da nova diretoria para convencer Mano a renovar seu contrato é oferecer valorização salarial de 65% à dupla – os novos vencimentos se igualariam aos de um treinador de clube de médio porte.

A proposta ainda não foi formalizada, mas Itair Machado, homem forte do futebol do Cruzeiro a partir de janeiro de 2017, já adiantou sua intenção a Sidnei Lobo na primeira conversa que tiveram. Sidnei recebeu o contato antes mesmo de Mano, que tirou licença médica após a eleição de Wagner Pires de Sá e ficou cerca de dez dias afastado das atividades. O auxiliar, que comandou o Cruzeiro nas vitórias sobre Ponte Preta (2 a 1) e Grêmio (1 a 0), já confirmou em entrevista que recebeu uma ligação de Itair.

O primeiro encontro de Mano com os responsáveis pelo novo departamento de futebol acontecerá ainda nesta semana, conforme garantiu o presidente eleito Wagner Pires de Sá. A reportagem apurou que a intenção do grupo, que já terá Marcelo Djian como um de seus líderes, é oferecer valorização salarial de 30% ao treinador. O custo do trio aumentaria em 40% para os cofres do Cruzeiro.

Apesar do esforço financeiro, dinheiro não irá segurar Mano Menezes em Belo Horizonte. O Superesportes conversou com pessoas ligadas ao treinador que garantiram que nenhum aumento salarial bastaria para convencê-lo a renovar o contrato. Justamente pelo que ganhou na rescisão com o clube chinês, Mano teme estabilidade financeira garantida e consegue escolher o projeto que mais lhe agrada. Além disso, o treinador está valorizado depois da conquista da Copa do Brasil e conseguirá bons salários seja em qual clube for.

Em entrevista à reportagem, Pires de Sá se mostrou otimista com a renovação do treinador. “Qualquer clube brasileiro tem interesse no Mano. É um técnico vencedor, é um nome que todos demonstrariam interesse na contratação. Acredito que alguns fatores podem ser levados em conta (para a renovação). O Cruzeiro é um time vencedor, poderá conquistar a Libertadores e disputar o Mundial. Ainda teremos o Brasileiro, a Copa do Brasil….Cada profissional tem um sentimento de como agir na carreira, mas creio que ele pode levar isso em consideração”, explicou o presidente celeste”, disse.

Independentemente da renovação, certo é que Mano Menezes comandará o Cruzeiro nesta quarta-feira, em duelo diante do Coritiba, às 19h30, no Couto Pereira. Dependendo dos resultados, a Raposa poderá terminar a 29ª rodada na vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

Superesportes