América-MG perde longa invencibilidade na Série B do Brasileiro em derrota para CRB-AL


Foto: Daniel Hott / América-MG

O América teve sua invencibilidade quebrada nesta sexta-feira. Depois de 12 jogos invicto, o Coelho foi derrotado por 2 a 1 pelo CRB-AL, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela rodada de encerramento do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe alagoana aproveitou descuido alviverde no fim da etapa inicial e marcou duas vezes com Chico. Ernandes descontou para a equipe mineira. A reta final ainda contou com briga entre Bill e Zé Carlos, depois da expulsão de ambos, confusão e paralisação de cerca de cinco minutos até que o árbitro retomasse a partida.

Mesmo com o revés, o América segue na liderança da Série B, com 36 pontos. O Coelho, no entanto, pode ver a diferença para os concorrentes diminuir no complemento da rodada, neste sábado. Com 30 pontos, o segundo colocado Internacional encara o Guarani-SP (28), quinto, em Campinas. O terceiro Vila Nova-GO (29) visita o Londrina. Já o Ceará (28), quarto, pega o ABC-RN, em Natal.

A próxima rodada marcará o início do segundo turno da Série B. Líder da competição, o América vai encarar o lanterna, Náutico, às 21h30 de sexta-feira, no Independência. Já o CRB joga no sábado, às 16h30, no Castelão, contra o Ceará.

O jogo – As alterações promovidas por Enderson Moreira no meio-campo e ataque do América não mudaram a intensidade característica do time mineiro em campo, mas tiraram a dinâmica com que a equipe costuma transitar entre a defesa e o setor ofensivo. Pressionado no início do duelo, o Coelho conseguiu segurar o ímpeto dos donos da casa, que insistiam em chutes de fora da área e cruzamentos.

Segurando as avançadas do CRB, mesmo sem muita inspiração, o América se lançava no contra-ataque. As chances do Coelho vieram em finalizações de longa distância. Aos 12 minutos, Matheusinho acertou a trave, mas o assistente errou ao marcar impedimento e parou o jogo. Cinco minutos depois, Bill arriscou, Edson Kolln não segurou e a zaga afastou.

Quando o duelo parecia controlado para chegar ao intervalo, o América baixou o ritmo, o CRB cresceu e encontrou espaços. Aos 36 minutos, Edson Ratinho cruzou da direita e Chico conseguiu uma cabeçada improvável, no canto oposto, para abrir o placar. 1 a 0. O Galo alagoano aproveitou o bom momento na partida para ampliar, dois minutos depois, em bela jogada individual de Chico. 2 a 0.

O técnico Enderson Moreira alterou o esquema de jogo do Coelho para o segundo tempo. O treinador colocou David no lugar de Mike e passou a ter o meio-campo mais ocupado, com todos os jogadores podendo avançar em infiltrações. Dessa forma, logo aos 4′, Ernandes saiu livre pela intermediária ofensiva e bateu de fora da área, no canto de Edson Kolln, para diminuir para o América. 2 a 1.

O CRB seguia criando boas chances para ampliar. Com liberdade e se movimentando na linha de armação alagoana, Chico encontrava espaços. Em cobrança de falta, o camisa 10 viu Audalio na área. Impedido, o zagueiro cabeceou e João Ricardo fez a defesa. Aos 21′, Enderson tirou Gérson Magrão para a entrada de Hugo Cabral e a equipe passou a ter mais presença ofensiva e jogadas pelas pontas. Ainda assim, faltava o ‘algo mais’.

A reta final de partida ainda teve tempo para uma confusão entre Bill e Zé Carlos. Após uma falta a favor do CRB, os dois discutiram em campo e foram expulsos. No caminho para os vestiários, os atacantes se livraram dos seguranças e começaram a trocar socos. Com intervenção dos demais jogadores e da polícia, o duelo só foi retomado após cerca de cinco minutos. O América buscou o empate até os 55 minutos, mas não conseguiu furar o bloqueio do adversário.

Superesportes