Após acidente, ex-lutador de MMA de Uberlândia retorna ao esporte na natação paralímpica


Ludy Goulart com sua primeira medalha de ouro na natação – Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro / Divulgação
O mineiro de Uberlândia Ludy Goulart, de 29 anos, estreou este final de semana nas piscinas na Etapa Regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa, neste sábado, 30, com medalha de ouro nos 50m costas. Esta foi a primeira competição que disputou depois de sua lesão na coluna, em 2017.
Ele era lutador de MMA e precisou deixar o esporte após um acidente no octógono, durante sua última luta, em Araguari-MG. Ludy Goulart ficou paraplégico após sofrer uma queda de mau jeito e lesionar a coluna.
Relembre
Agora ele está de volta às competições e em grande estilo, como sempre. O atleta estreou em competições de natação paralímpica neste sábado, 30, primeiro dia de disputas da fase Regional Centro-Leste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação, em Uberlândia, Minas Gerais.
Na piscina do Praia Clube Uberlândia, clube em que treina, Ludy disputou os 50m costas da classe S2 e faturou a medalha de ouro com o tempo de 3min48s38.
Ao todo, 408 atletas de sete estados e do Distrito Federal estão inscritos neste terceiro estágio do Circuito 2019. As provas seguem até este domingo, 31.

A História de Ludy Goulart

Antes de integrar o movimento paralímpico, Ludy praticou esportes marciais desde muito pequeno. Começou aos 4 anos no judô, depois jiu-jitsu, até aderir ao MMA, as famosas lutas de artes marciais mistas. Até que em maio de 2017, durante uma luta decisiva pelo cinturão na categoria até 84 quilos, Ludy sofreu uma grave lesão ao tentar aplicar um golpe no adversário. Prontamente atendido ainda na área de luta, o lutador estava imóvel e deixou o ginásio do Zebrinha, na cidade mineira de Araguari, imobilizado, sem o movimento dos braços e das pernas. Constatou-se, depois, duas vértebras severamente lesionadas (C5 e C6), que deixou-lhe tetraplégico.
Pouco tempo depois desta noite trágica, o técnico do Praia Clube de Uberlândia, Alexandre Vieira, o convidou para integrar a equipe de natação paralímpica da agremiação.
Com um pouco mais de um ano de treinos e intensa reabilitação fisioterápica, o agora nadador debutou em competição paralímpica e comemorou os resultados. “Ontem [sexta-feira, 29] na tomada de tempo, fiz um tempo bem maior que o de hoje [sábado, 30], 15segundos a mais, e foi muito bom ver que consegui diminuir meu tempo. Competir sempre fez parte da minha vida e isso não me deixou ficar nervoso na hora da prova”, disse o atleta de 29 anos que nadará os 50m livre na tarde deste sábado.

Atletismo

Já no atletismo, o destaque ficou com dois atletas inscritos no Open Internacional Loterias Caixa, que ocorrerá em abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Paulo Henrique dos Reis (Dourados Paralímpico) bateu o recorde brasileiro e faturou o ouro no salto em altura da classe T13, com a marca de 1m83. Já Ilquias Pereira (Reviver) ganhou a medalha dourada nos 100m (T47), com o tempo de 11s13.
Na manhã deste sábado, seis recordes brasileiros do atletismo foram estabelecidos no SESI Gravatás. As disputas seguem na tarde deste sábado e se encerram na manhã deste domingo, 31.
Este é o terceiro estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A segunda fase ocorreu em João Pessoa, Paraíba, de 14 a 17 de março. Haverá ainda a fase regional Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. Competidores de atletismo e natação que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais, em São Paulo. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.
Resultados
Acompanhe os resultados do Circuito Brasil Loterias Caixa em tempo real, pelo aplicativo “Circuito Loterias Caixa Regional”, disponível para dispositivos iOS e Android.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Centro-Leste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do evento.
O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 30 e 31 de março
Cidade: Uberlândia (MG)
Local: Atletismo: SESI Gravatás – Rua Nova Ponte, 500 – Jardim dos Gravatás, Uberlândia – MG
Natação: Praia Clube Uberlândia – Praça Primo Crosara, 505 – Copacabana, Uberlândia – MG
Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação – Etapa Regional Centro-Leste
Sábado (30/3) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (31/3) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Leia ainda