Atlético-GO, o campeão da Série B 2016


Em 2016, a Série B conheceu a força quente do Dragão. Entre os primeiros colocados desde o começo da competição, o Atlético-GO foi o campeão do torneio e pôde comemorar mais uma conquista nacional diante de sua torcida. Esta foi a primeira vez que o Rubro-negro venceu a Série B. Em sua sala de troféus, o Atlético ainda ostenta duas taças da Série C.

O título veio com duas rodadas de antecedência, na goleada por 5 a 3 sobre o Tupi, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico. Mas foi na última partida do campeonato, contra o Bahia, no mesmo local, que o Atlético teve a honra de levantar a taça da Série B diante de sua torcida.

Juntos, os capitães Lino e Gilsinho ergueram a taça depois da vitória por 2 a 1 sobre o Tricolor baiano. O título coroou uma campanha muito sólida do Atlético, que esteve entre os primeiros colocados do campeonato desde o início. Por isso, o Dragão terminou o campeonato com 10 pontos a mais do que o Avaí, vice-campeão.

De volta para a Série A

Além do campeão Atlético-GO, outras três equipes conquistaram o acesso à Série A. Avaí, Bahia e Vasco da Gama estarão na elite do futebol no ano que vem. Entre eles, só o Avaí conquistou a vaga antes da última partida. Uma vitória contra o Londrina, fora de casa, na 37ª rodada selou o caminho do Leão de volta para a Série A.

Vasco e Bahia, por sua vez, chegaram à rodada final disputando o acesso com o Náutico, em um duelo eletrizante pelas duas vagas restantes. No mesmo sábado, às 17h30, a disputa aconteceu em três estádios diferentes. No Maracanã, o Vasco da Gama derrotou o Ceará por 2 a 1, de virada, e garantiu o acesso apenas um ano depois de ser rebaixado.

Ao mesmo tempo, o Bahia perdeu para o campeão Atlético-GO também de virada, e precisou torcer contra o Náutico para não ficar mais um ano na Série B. E, para a felicidade da torcida do Esquadrão de Aço, o Oeste venceu o Náutico na Arena Pernambuco e impediu que o Timbu ultrapassasse o Bahia.

Rebaixados

Do outro lado da tabela, o Campeonato Brasileiro não foi tão agradável para Sampaio Corrêa, Tupi, Bragantino e Joinville. O Joinville lutou até a última partida pela permanência na Série B, mas não dependia apenas de si. Para não ser rebaixado, o JEC precisava que o Náutico pelo menos empatasse com o Oeste. O Rubro-negro de Itápolis venceu e, mesmo com a vitória do Joinville na 38ª rodada, os catarinenses acabaram rebaixados para a Série C em 2017.

Novos participantes

Ao todo, a Série B receberá oito novos times em 2017. Entre eles estão os quatro último colocados da Série A e os quatro primeiros da Série C. América-MG, Figueirense, Internacional e Santa Cruz não conseguiram garantir a permanência na elite do futebol brasileiro. Por outro lado, Boa Esporte, Guarani, ABC e Juventude estiveram nas semifinais da Série C e participarão da Série B no próximo ano.

CBF