Comissão vai ao Ministério dos Esportes em busca de recursos para conclusão do Parque Aquático de Uberlândia


Ulysses Gomes (centro) pretende agendar a visita ao Ministério dos Esportes em breve (Imagem: Willian Dias)

Um panorama do desporto em Minas Gerais, especialmente no que se refere à condição do Mineirinho, às obras sem conclusão do Parque Aquático de Uberlândia (Triângulo Mineiro) e à precária situação do esporte amador no Estado. Esses serão os principais temas que a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende levar ao Ministério dos Esportes.

Requerimento sobre o assunto, de autoria do deputado Carlos Henrique, foi aprovado em reunião da comissão na tarde desta terça-feira, 4. De acordo com ele, atualmente o governo federal é responsável por 35% dos recursos do Orçamento do Estado voltados para o esporte. Ainda assim, Carlos Henrique avalia que a verba é insuficiente para sanar os problemas da área.

Na opinião do parlamentar, o esporte, apesar de sua importância, geralmente é preterido frente a outras políticas públicas. “Por conta disso, muitas ações necessárias à valorização e fortalecimento desse setor não são executadas”, lamentou.

Fubebol amador – Especificamente em relação ao futebol amador, Carlos Henrique defendeu políticas para esse setor. Isso incluiria, entre outros aspectos, a revitalização dos campos de várzea e a criação de um campeonato estadual de futebol amador.

O deputado Mário Henrique Caixa, que é vice-presidente da comissão, reforçou essa postura e destacou que o futebol de várzea é responsável pela formação de muitos talentos novos, sendo também uma importante forma de lazer da juventude.

O presidente da comissão, deputado Ulysses Gomes, disse que vai tentar agendar a visita em breve.

ALMG