Esportes

Fortaleza é um dos possíveis destinos de Rafael Sobis, do Cruzeiro, para 2019

Enviado por: Redação V9 06/12/2018

Bicampeão da Copa do Brasil no Cruzeiro (2017 e 2018), Sobis marcou 28 gols em 119 jogos pelo clube. Fonte: Ramon Lisboa/E.M/D.A.Press

Campeão da Série B de 2018 com 71 pontos, nove a mais que o segundo colocado CSA, o Fortaleza quer montar um elenco forte para se manter na elite nacional do ano que vem. Um dos jogadores que interessam à diretoria do Leão do Pici é Rafael Sobis, de 33 anos, vinculado ao Cruzeiro até dezembro de 2019. O fato de o time cearense ser comandado por Rogério Ceni, que por várias vezes enfrentou o atacante nos tempos de goleiro do São Paulo, pode pesar a favor da negociação. O técnico discute a possibilidade com o presidente Marcelo Paz.

O principal entrave, porém, é a questão salarial. O Fortaleza pretende fechar 2019 com uma folha mensal de R$ 2,8 milhões. Ou seja, para que a possível contratação de Rafael Sobis caiba no orçamento do clube, o Cruzeiro teria de arcar com parte dos vencimentos. Segundo apurou o Superesportes, a diretoria mineira está disposta a dividir a despesa com a equipe interessada em até 50%.
No último dia 30 de novembro, Sobis publicou em seu Twitter a palavra “despedidas” e dois emoticons de choro. A mensagem enigmática deixou no ar a possibilidade de o camisa 7 deixar a Toca da Raposa. No mesmo dia, entretanto, ele desmentiu uma postagem na qual um perfil ‘fake’ anunciava a sua despedida do clube.
Em 2018, Rafael Sobis disputou 40 jogos pelo Cruzeiro, sendo 19 como titular, e marcou oito gols. Nas 21 partidas em que foi acionado como reserva pelo técnico Mano Menezes, o atacante entrou depois dos 30min do segundo tempo em 11. De acordo com o banco de dados da plataforma Ogol, Sobis teve 1772 minutos em campo em partidas oficiais, além de 104 minutos nos amistosos de intertemporada contra o Corinthians.
Em meio ao interesse por Sobis, o Fortaleza anunciou nessa quarta-feira a renovação contratual com Éderson, que tem em seu currículo a artilharia do Campeonato Brasileiro de 2013, quando jogava pelo Atlético-PR, com 21 gols. Na Série B de 2018, o atacante não teve tanto espaço, já que o centro das atenções foi Gustavo, carinhosamente chamado de “Gustagol”. Emprestado pelo Corinthians, ele fez 14 gols na segunda divisão nacional e 16 no Campeonato Cearense, totalizando 30 na temporada.
Gustavo vislumbra nova chance no Corinthians e, portanto, não ficará no Fortaleza. Daí a necessidade de buscar um atleta da posição. A experiência de Rafael Sobis na elite do futebol brasileiro e a liderança dentro e fora de campo são fatores que favorecem a investida do clube recém-promovido. Em 11 edições na Série A, o atacante disputou 273 jogos e marcou 71 gols.
Outro possível destino para Rafael Sobis é o Internacional, clube pelo qual conquistou duas edições da Copa Libertadores (2006 e 2010) e marcou 48 gols em 169 jogos. Na próxima segunda-feira, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, deve se reunir com o empresário Jorge Machado para definir o futuro do camisa 7.
Superesportes

Comentários...