Mano cogita poupar jogadores contra o Santos, mas quer ‘mexer menos’ no Cruzeiro


Fonte: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Com a confiança em alta depois da classificação à final da Copa do Brasil, o Cruzeiro deu sequência à sua preparação para enfrentar o Santos às 19h deste domingo, no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sexto colocado com 30 pontos, o clube celeste quer se manter na zona de classificação para a Copa Libertadores de 2018. Tanto que o técnico Mano Menezes afirmou que pretende “mexer menos” no time, apesar de adiantar que alguns atletas poderão ser poupados em função de desgaste.

“Vamos colocar todos que tiverem condições de jogar. Lá em São Paulo (na derrota por 3 a 2 para o São Paulo, pela 20ª rodada, no Morumbi) mexemos mais na equipe. Para este jogo pretendemos mexer menos”, disse o treinador, que fará modificações drásticas somente na quarta-feira (30/8), quando haverá o confronto contra o Grêmio, no Mineirão, pelas quartas de final da Primeira Liga. “Nós podemos enxergar o jogo da Primeira Liga um pouco diferente. E aí sim cuidar da recuperação dos jogadores”.

Depois de encarar o Santos, o Cruzeiro só voltará a jogar no Campeonato Brasileiro em 10 de setembro (três dias depois do confronto de ida da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no Maracanã). O duelo contra a Chapecoense pela 23ª rodada será num domingo, às 19h, na Arena Condá. Essa “folga” na Série A contribuirá para que Mano Menezes mande a campo o que tiver de melhor diante do Peixe, já que a Raposa está embalada em função do triunfo em casa sobre o Sport (2 a 0, pela 21ª rodada) e almeja subir na tabela.

“Estamos mais tranquilos porque ganhamos do Sport em relação ao Campeonato Brasileiro. E a vitória sobre o Sport é que apontou uma melhor colocação para entrar entre os seis primeiros. Tínhamos deixado escapar duas oportunidades anteriores dentro de casa (empates sem gols com Vitória e Botafogo). É isso que volta a ser nossa realidade para o fim de semana contra o Santos. Teremos aí mais um grande adversário pela frente, descansado, que só joga semana que vem pela Copa Libertadores. Uma equipe ofensivamente muito forte. E nessas últimas horas vamos avaliar bem os jogadores que temos em condição real de jogar um jogo com a exigência desse jogo. É aquilo que falo sempre, não se trata de poupar, mas de escolher os que têm condições de enfrentar o que o jogo exige: força física, competição e termos condição de brigar pela vitória contra o Santos, uma equipe de qualidade”.

Para o embate com o Santos, o Cruzeiro contará com o zagueiro Digão, o meia Messidoro e o atacante Sassá. Os três jogadores não foram inscritos na Copa do Brasil, porém estão à disposição no Campeonato Brasileiro. Mano Menezes confirmou que esses atletas estão nos planos para domingo, mas sem adiantar se algum ganhará oportunidade como titular. Nos casos de Sassá e Digão, as presenças são quase certas. Enquanto o camisa 99 divide com Thiago Neves a artilharia do time na Série A, com seis gols cada, o defensor deve entrar para que um dos titulares da posição (Leo e Murilo) ganhe descanso.

No treinamento desta sexta-feira, quem atuou por mais de 45 minutos na vitória sobre o Grêmio pela Copa do Brasil (1 a 0 no tempo normal e 3 a 2 nos pênaltis) ficou na academia. A exceção foi o goleiro Fábio, que participou de trabalho de campo com os colegas de posição. O assistente técnico Sidnei Lobo dividiu dois times na atividade, que contou com seis jogadores das categorias de base*. O time de colete teve Rafael; Lennon, Digão, Humberto* e Ruan*; Nonoca, Paulinho*, Messidoro e Arrascaeta; Elber e Raniel. A equipe sem colete jogou com Lucas França; Bigu*, Arthur, Nathan* e Bryan; Lucas Silva, Bicalho*, Rafinha e Alex; Rafael Sobis e Sassá. A preparação para o jogo ante o Santos será finalizada na manhã deste sábado, às 10 horas, na Toca da Raposa II.

Superesportes