Por feito inédito na Copa do Brasil, Cruzeiro defenderá tabu histórico diante do Santos


Cruzeiro conquistou bom resultado no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Santos. Fonte: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Duas semanas depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0, na Vila Belmiro, o Cruzeiro reencontrará o Santos, no Mineirão, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. As equipes se enfrentarão às 19h30 desta quarta-feira, feriado em celebração ao dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte. Como não existe a regra do gol qualificado como visitante, qualquer triunfo santista por um tento de diferença levará a decisão para os pênaltis. Por sua vez, a Raposa se classificará com um simples empate. Quem passar enfrentará Bahia ou Palmeiras nas semifinais.
O histórico celeste na competição mostra que ganhar o jogo de ida como visitante sempre traz boas lembranças. Foram 13 mata-matas com vitórias fora de casa no primeiro confronto. Em todos, o Cruzeiro garantiu a classificação no segundo embate, dentro de seus domínios.
Somente na quarta fase de 2017, ano da conquista do quinto título do torneio, o Cruzeiro teve apuros para avançar. A vitória sobre o São Paulo por 2 a 0, no Morumbi, parecia dar ares de tranquilidade aos mineiros. Porém, os paulistas foram valentes em BH, ganharam por 2 a 1 e criaram chances para fazer até mesmo o terceiro gol. Nos demais duelos, a Raposa contabilizou nove triunfos e três empates em partidas de volta.
É justamente nessa condição de prosseguir na Copa do Brasil com vitória ou empate que o lateral-esquerdo Egídio aposta para confiar no sucesso da equipe. “É ter a mesma atenção que tivemos na Vila Belmiro. Nós entramos ligados, atentos às jogadas e aos pontos fortes deles e conseguimos fazer o gol que nos dá a vantagem de decidir em casa. Uma vitória simples como tivemos na Vila Belmiro nos basta. É sempre bom avançar com vitória, mas, se não ganharmos, não vamos perder. E se não perder, a gente passa”.
Se passar pelo Santos, o Cruzeiro disputará a semifinal da Copa do Brasil pela terceira vez consecutiva, feito até então inédito na história do clube. Em 2016, o Grêmio foi o grande algoz, com vitória no Mineirão, por 2 a 0, e empate na Arena do Grêmio, por 0 a 0. O time celeste deu o troco em 2017: venceu nos pênaltis por 4 a 3, depois de revés em Porto Alegre e vitória em BH pelo mesmo placar: 1 a 0.
As demais semifinais de Copa do Brasil com a presença do Cruzeiro ocorreram em edições alternadas: 1993, 1996, 2000, 2003, 2005 e 2014. Nas quatro primeiras, a equipe levantou o troféu, superando Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Flamengo nas decisões.

Se faturar a Copa do Brasil em 2018, o Cruzeiro celebrará o hexacampeonato da competição, ultrapassará o Grêmio na condição de maior vencedor e acumulará R$ 62 milhões em premiação.

Mata-matas do Cruzeiro com vitórias fora de casa no jogo de ida:

1993
Quartas de final
São Paulo 1×2 Cruzeiro
Cruzeiro 2×2 São Paulo
1995
Primeira fase
CSA 1×2 Cruzeiro
Cruzeiro 4×0 CSA
1996
Oitavas de final
Vasco 2×6 Cruzeiro
Cruzeiro 1×1 Vasco
2000
Terceira fase
Caxias 1×3 Cruzeiro
Cruzeiro 6×1 Caxias
2003
Semifinal
Goiás 2×3 Cruzeiro
Cruzeiro 2×1 Goiás
2005
Primeira fase
Sergipe 0x1 Cruzeiro
Cruzeiro 7×0 Sergipe
Quartas de final
Baraúnas 3×7 Cruzeiro
Cruzeiro 5×0 Baraúnas
2013
Segunda fase
Resende-RJ 1×2 Cruzeiro
Cruzeiro 4×0 Resende-RJ
2016
Terceira fase
Vitória 1×2 Cruzeiro
Cruzeiro 2×1 Vitória
Oitavas de final
Botafogo 2×5 Cruzeiro
Cruzeiro 1×0 Botafogo
2017
Terceira fase
Murici-AL 0x2 Cruzeiro
Cruzeiro 3×0 Murici-AL
Quarta fase
São Paulo 0x2 Cruzeiro
Cruzeiro 1×2 São Paulo
2018
Oitavas de final
Atlético-PR 1×2 Cruzeiro
Cruzeiro 1×1 Atlético-PR

Não foram consideradas para a matéria as fases em que clubes visitantes eliminavam o segundo jogo caso vencessem a partida de ida por dois ou mais gols de diferença. O Cruzeiro conseguiu esse feito em nove oportunidades.
Superesportes