AACD recebe cheque de R$ 16 mil em doação do Instituto Algar


O Instituto Algar, responsável por iniciativas sociais nas comunidades em que o grupo Algar atua, doou R$ 16.949,39 à Associação à Criança Deficiente (AACD) de Uberlândia (MG). O recurso foi destinado por meio do Imposto de Renda devido, via Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

O montante será utilizado para apoiar a manutenção da AACD, que tem como missão promover a prevenção, habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência física, especialmente crianças e jovens. Em 2017, foram contabilizados mais de 830 mil atendimentos em todas as filiais da entidade no Brasil, a maioria sem custo para os pacientes.

Segundo Carolina Toffoli, gerente do Instituto Algar, o FIA é uma grande oportunidade para a instituição de colocar em prática seu propósito de contribuir para o desenvolvimento do ser humano. “Acreditamos que desenvolver pessoas é transformar vidas. Por isso, buscamos sempre projetos que estejam cada vez mais próximos da nossa atuação e que façam o melhor uso do recurso que disponibilizamos”, afirmou.

O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) é um órgão técnico que tem como função normatizar, implantar e executar as políticas de garantias de direitos das crianças e adolescentes. Regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a principal fonte de recursos são destinações de até 1% do Imposto de Renda de pessoas jurídicas e 6% de pessoas físicas, que podem ser aplicados em projetos de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, combate ao trabalho infantil, além do custeio das atividades do Conselho Tutelar.

A seleção das entidades escolhidas pelo Instituto Algar levou em consideração alguns critérios. Em relação à transparência e confiabilidade, eram quesitos excludentes não ter ficha limpa ou ter envolvimento em corrupção. Além de Uberlândia, outras oito cidades foram contempladas com a destinação de recursos via FIA.

No ano passado, o grupo Algar também deu início a uma campanha interna de sensibilização para estimular os colaboradores das empresas a utilizarem parte do seu Imposto de Renda devido como pessoa física para o FIA, sem custo adicional para o doador.