Geral

Aparelhos eletrônicos são os grandes responsáveis por miopia em crianças

Enviado por: Redação V9 13/03/2018

Estudo aponta que até 2050, mais da metade da população brasileira terá miopia

Uma das maiores ferramentas tecnológicas utilizadas pelos brasileiros como forma de pesquisa, comunicação e distração é, também, a responsável por uma grande epidemia de miopia do século, segundo a Organização Mundial da Saúde. Os aparelhos eletrônicos foram apontados como os principais causadores de miopia em crianças e adolescentes. É o que aponta a pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) — TIC Kids On-line — em que revela que cerca de 69% das crianças e adolescentes do Brasil, na faixa dos 9 aos 17 anos, utilizam a internet mais de uma vez por dia.

Segundo o oftalmologista do HCO Uberlândia Gladston Paiva ainda não há uma causa definida para o aumento de casos de miopia, mas acredita que aparelhos eletrônicos têm sido grandes influenciadores. “Estudos têm ligado a propensão genética juntamente com a introdução cada vez mais precoce e intensa da tecnologia como fatores cruciais nesse crescimento”, salienta Gladston.

O oftalmologista se refere a um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em que afirma que cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de vista. Além disso, a Academia Americana de Oftalmologia (AAO) estima que, em 2020, mais de 27% da população será míope e nos EUA, 42,1%. Este dado alarmante pode ficar ainda pior até 2050, quando 50,7% dos brasileiros serão míopes, e 58,4% dos americanos também apresentarão o problema.

“Existem trabalhos que demostram o aumento da incidência da miopia em alunos que passam várias horas no computador, tablet ou celular comparando com grupos de alunos que não tem esse acesso facilitado. Então, devemos acreditar que existe sim uma relação entre aparelhos tecnológicos com o surgimento da miopia”, explica Gladston.

O oftalmologista ressalta que assim como outros órgãos do corpo, o olho precisa ser estimulado. “Atividades ao ar livre, além de propiciar um repouso para as estruturas internas do olho, responsáveis pela visão de perto, e que acredita-se que estejam ligadas ao aumento da incidência da miopia, também permitem um aumento na produção em substâncias dentro do olho, pela ação dos raios solares, que agirão na proteção do crescimento ocular, outro fator importante para o surgimento da miopia”, finaliza.

Comentários...