Bandeira tarifária vermelha continua em vigor até o final do ano; confira dicas para economizar energia


Fonte: Fellipe Duarte/Reprodução TV Vitoriosa

A bandeira tarifária vermelha, que está em vigor desde o mês de julho e deixou a conta de energia elétrica mais cara, deve vigorar no país até o final de 2018, mesmo com o retorno do período de chuvas. A medida é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica.

A bandeira tarifária vermelha é acionada quando os reservatórios estão com seus volumes baixos e é preciso acionar usinas térmicas para ajudar na geração de energia elétrica. Ela possui duas versões: o patamar 1, que deixa a conta três reais mais cara a cada 100 kWh consumidos; e o patamar 2, que encarece o valor em cinco reais com a mesma quantidade de energia gasta pelo consumidor.

Assim, é importante se preparar e fazer mudanças para não se assustar com o valor da conta no final do mês. Foi o que fez a dona de casa Joana D’Arc de Faria, que mudou algumas coisas dentro de sua residência.

“Eletrodomésticos (ligados) direto, somente a geladeira e a televisão. Batedeira, liquidificador, microondas, só uso quando é necessário. Sempre apago as luzes e sempre troco as lâmpadas pelas de LED”, disse.

Algumas dicas

Valter Hugo, engenheiro da Cemig, dá algumas dicas básicas de como economizar energia em casa. A primeira e mais conhecida tem relação com o chuveiro elétrico. Na atual época do ano, ele deve ficar na posição verão, que é 30% mais econômica; enquanto que os banhos precisam ser mais rápidos.

Outro vilão nessa hora é a geladeira. “Ela tem uma potência mais baixa, mas ela funciona durante todo o dia. Devemos evitar aberturas frequentes e desnecessárias. Quando chegar com as compras, coloque tudo de uma vez, pra evitar a perda da refrigeração e evite colocar sapatos e roupas atrás pra secar, pois isso também consome mais energia”, disse.

Outras dicas passadas pelo engenheiro são:

– Passe várias roupas de uma única vez, pois o ferro de passar roupa também é outro eletrodoméstico que gasta bastante energia se for ligado e desligado várias vezes.

– A dica acima também vale para a máquina de lavar roupa, que além de economizar energia, também economiza água.

– Utilize lâmpadas de LED e pinte paredes de branco para refletir melhor a luz.

Informações: Marina Caixeta