Geral

Bombeira militar orienta mãe por telefone a salvar vida de bebê engasgado

Enviado por: Carolina Vilela 30/05/2018

Uma sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Uberaba ajudou uma jovem mãe a salvar a vida do bebê, de apenas dois meses de vida, que estava engasgado com leite. A ocorrência foi às 18h desta terça-feira, 29, na Rua Antônio Francisco Alves, 620, Residencial 2000.

Danielle Rodrigues da Silva, de 23 anos, ligou para a emergência e tentando manter a calma, explicou como o bebê Wallace Benjamin Rodrigues Martins, de 2 meses, estava. Ele não respirava, estava com os lábios roxos e olhos arregalados.

Enquanto mandava uma equipe ao local, a sargento Bianca ensinava passo a passo como desengasgar o bebê. Em quase cinco minutos de procedimentos o menino chorou e voltou a respirar.

A equipe de resgate chegou momentos depois e prestou o atendimento necessário.

Confira o áudio da ligação

Engasgamento pode levar à morte em apenas 3 minutos

É importante que as mamães saibam como agir nestas situações de engasgamento. Estes simples procedimentos podem salvar a vida do bebê. Interessados podem procurar qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar para receber a orientação.

Importante observar que a Bombeira Militar utiliza uma linguagem simples para garantir a compreensão da mãe, que estava obviamente bastante nervosa e insegura. Em caso de emergência, mantenha a calma e ligue para o número 193.

Passo a passo:

  • Ligar rapidamente para o 192 para chamar uma ambulância ou SAMU ou os bombeiro ligando para 193;
  • Observar se o bebê consegue respirar sozinho.No caso do bebê não respirar sozinho deve-se:
    1. Deitar o bebê sobre as suas pernas de barriguinha para baixo, de modo que a cabeça dele esteja mais baixa que o corpo;
    2. Com alguma pressão dar 5 tapinhas seguidas nas costas do bebê;
    3. Se ainda estiver engasgado, virar o bebê de barriga para cima, ainda sobre as pernas, e fazer massagem cardíaca com dois dedos, pressionando o tórax do bebê várias vezes seguidas.

    Provavelmente assim o bebê conseguirá vomitar ou expelir o objeto da garganta. Se não conseguir e o bebê ainda estiver sem respirar tente uma respiração boca a boca, colocando a sua boca na boca e nariz do bebê.

    Mesmo que com estas manobras tenha conseguido desengasgar o bebê esteja atenta a ele, sempre observando-o. Em caso de alguma dúvida leve-o ao pronto socorro. Se não conseguir, ligue para o 192 e chame uma ambulância.

Comentários...