Geral

Bombeiro de Iturama ajuda mãe a salvar bebê de 12 dias engasgado com leite materno

Enviado por: Carolina Vilela 13/06/2018

Mais uma vida salva por telefone. Um bebê de 12 dias de vida foi salvo na noite desta terça-feira, 12, pela mãe, com a orientação do Corpo de Bombeiros de Iturama. O menino sofreu o que os bombeiros chamam de ovace – afogamento ao ingerir líquido.

Ele era amamentado no peito quando sofreu uma obstrução respiratória. A mãe, maria Geanny, ligou rapidamente para a emergência e explicou que o recém-nascido já estava cianótico – roxo, sem respirar. O cabo J. Neto pediu que a mãe ficasse calma e executasse os procedimentos que ele repassaria por telefone.

Com a ajuda do pai, Gustavo Aparecido, form feitos todos os procedimentos e logo o bebê voltou ao normal.

Enquanto os procedimentos eram feitos com auxílio por telefone uma equipe de salvamento foi enviada à residência, na Avenida 1, Bairro Santa Rosa. Na chegada dos militares o bebê já estava rosado, com reflexos e pulso normais, e respirando normalmente. Mesmo assim os pais o levaram para atendimento médico.

Veja o passo a passo para desengasgar o bebê:
No caso de o bebê não respirar sozinho deve-se:

  1. Deitar o bebê sobre as suas pernas de barriguinha para baixo, de modo que a cabeça dele esteja mais baixa que o corpo;
  2. Com alguma pressão dar 5 tapinhas seguidas nas costas do bebê;
  3. Se ainda estiver engasgado, virar o bebê de barriga para cima, ainda sobre as pernas, e fazer massagem cardíaca com dois dedos, pressionando o tórax do bebê várias vezes seguidas.

 

Caso recente em Uberaba

Recentemente outro caso de salvamento por telefone foi registrado em Uberaba. Uma sargento dos bombeiros auxiliou e ajudou uma mãe a salvar seu filho, de 2 meses de idade, que havia engasgado com leite. É importante lembrar que o engasgamento pode levar à morte em apenas 3 minutos.

Bombeira militar orienta mãe por telefone a salvar vida de bebê engasgado

Comentários...