Borra de café não é eficaz contra o mosquito Aedes Aegypti


Mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, febre chikungunya e Zika

As medidas de combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, são simples. Basta evitar o acúmulo de água parada ou desprezar a água que já está com larvas. Mas atenção truques caseiros, como jogar borra de café em cima da água parada, nem sempre são eficazes. Para responder a o Ministério da Saúde convidou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Malária, Dengue, Zika e Chikungunya do Ministério da Saúde, Divino Valero.

“Eu acho que se colocar um pouquinho de açúcar sai um café. Mas isso não é verdade. Porque na versa, quando foi falado isso foi com o seguinte objetivo: a larva quando está no período aquático, ela se alimenta de fungos e bactérias. Então a larva mergulha no fundo do depósito pra se alimentar. Só que em seguida ela obre pra respirar. A ideai de borra de café, seria que ela cobrisse toda a superfície da água impedindo que a larva consiga respirar. Só que isso não ocorre porque a borra é física, a agua tá se mexendo o tempo todo qualquer ventinho abre um espaço, a larva respira”.

Se quer aprender mais a respeito de medidas eficazes contra o Aedes Aegypti , não deixe de acessar a página saúde.gov.br/combateaedes. O combate ao mosquito depende de todos nós. Todos juntos contra o mosquito.
Reportagem, Aline do Valle.

Agência do Rádio Mais