Chuva do final de semana assusta população e causa estragos em Uberlândia


A chuva que atingiu Uberlândia no último final de semana assustou muitas pessoas por conta de sua intensidade e alguns estragos que causou. E novas precipitações devem ocorrer na cidade até o próximo domingo, 23, de acordo com meteorologista Paulo Cézar Mendes, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Alguns telespectadores enviaram vídeos para a TV Vitoriosa que mostravam os estragos causados pela chuva. No Bairro Jardim Célia, por exemplo, chegou a chover granizo, enquanto que algumas árvores caíram no Bairro Jaraguá.

Mendes explicou que a chuva que caiu no final de semana foi atípica, já que o mês de setembro costuma marcar o final do período seco.

“A tendência é que (as chuvas) fiquem até domingo. Mas não são chuvas de grande magnitude, que modifique as condições desse início de primavera. São chuvas que dão uma amenizada no ar seco. É bom pra essa época do ano, mas podemos falar que é um pouco atípico do normal pra nossa região”, explicou.

O meteorologista também explicou que as chuvas e a temperatura devem aumentar gradativamente a partir do mês de outubro e que a expectativa para este final do ano é que tudo ocorra conforme o esperado. A única diferença é justamente o retorno antecipado das precipitações.

Quem se assustou com as chuvas do último final de semana foi aposentado Expedito Henrique, que mora no Jaraguá, um dos bairros afetados pelas precipitações. Ele ainda tem receio de algo pior acontecer, por acreditar que muitas bocas de lobo de Uberlândia podem estar entupidas, mas lembra que todo cuidado é pouco.

“A população tem que se orientar através dos meios de comunicação de como é o trabalho de meteorologia e evitar os pontos de alagamento, nesse setor nosso e principalmente na (Avenida) Rondon Pacheco”, disse.

Informações: Marina Caixeta