Corredor da Avenida Segismundo Pereira se torna motivo de preocupação e insatisfação entre comerciantes


Fonte: Nilton Farias/Reprodução TV Vitoriosa

Após uma longa espera, o corredor de ônibus da Avenida Segismundo Pereira será inaugurado no próximo sábado, 21. Apesar de trazer melhorias para os usuários do transporte público, a obra se tornou motivo de preocupação e insatisfação entre muitos comerciantes da região, de acordo com uma pesquisa do Sindicato do Comércio de Uberlândia (Sindicomércio).

Segundo os dados divulgados, 94 comerciantes da região foram entrevistados pelo sindicato. E o resultado foi bastante negativo: quase todos reclamaram da sujeira causada pela obra, dificuldade de acesso e queda no número de clientes, o que também diminuiu o faturamento.

Thiago Siqueira, que é dono de uma padaria que na avenida, afirmou que já viu seu faturamento cair e que os comerciantes, no geral, não aprovaram a obra.

“Esse corredor só veio pra atrapalhar o comércio. Você pode observar que tem muito sinaleiro e diminuiu o fluxo de carros e de clientes em todos os comércios da região do Santa Mônica”, disse.

Quem pensa de maneira praticamente igual é o também comerciante André Basso, proprietário de uma loja de produtos agropecuários, que citou algumas sugestões para contornar o problema.

“Revisão de projeto é difícil a essa altura, mas algumas adaptações serão necessárias: a diminuição dos sinaleiros e a construção dos retornos. Se o corredor da João Naves de Ávila tem seis ou sete retornos, a gente acha que aqui, uns três retornos são possíveis de fazer pra melhorar o fluxo”, disse.

Osvaldo Ramiro, presidente do sindicomércio, relatou outros problemas, como a dificuldade de descarga de fornecedores e a desvalorização de imóveis na região. E também disse que a obra não ajudou os negócios locais.

“O poder público tinha o interesse de fazer uma obra que trouxesse benefícios, e nesse caso, não aconteceu. São três anos de obras e ela só trouxe coisas ruins para o comércio”, disse Ramiro, que lembrou que uma assembleia será promovida no próximo dia 26 de julho para encontrar soluções para o problema.

Já quem utiliza o transporte público acredita que o corredor ajudará bastante no deslocamento pela cidade. “Ficou melhor, pra mim melhorou muito e creio que pra todos nós aqui”, disse um homem.

Informações: Everton Fernandes