Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado em todo o planeta nesta sexta-feira


O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado em todo o planeta neste dia 17 de maio, data em que o termo “homossexualismo” foi excluído da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que aconteceu em 1990.

Em Uberlândia, o Grupo de Apoio as Diversidades e a Integração Social (Gadis) é um dos mais atuantes nesta área no município. A presidente Alexia Dias disse que neste ano, a data teve como tema a empregabilidade do público LGBT na cidade.

“Estamos trabalhando a questão da empregabilidade, a necessidade dos empresários estarem oferencendo uma vaga no mercado de trabalho para o público LGBT. Só aqui em Uberlândia, temos cerca de 65 mil homossexuais, e desses 65 mil, menos de 5 mil estão no mercado de trabalho. Os outros estão informalmente, acabam indo pra prostituição, drogadição. Isso acaba acarretando uma série de danos pra essas pessoas. Estamos pedindo a você, que é empresário ou comerciante, que abra as portas do seu estabelecimento, da empresa, pra uma dessas pessoas”, disse.

Dias também pede o apoio da população para que não feche os olhos com a questão da homofobia, que ainda está presente em todo o planeta.

“Além da questão do mercado de trabalho, a gente também precisa abrir as portas das escolas, das universidades, para que essas pessoas tenham capacitação, a gente precisa dar dignidade pra essa parcela da população. E pra isso, a gente conta muito com o apoio de você, que tá aí do outro lado. Que possa ter um olhar atencioso pra essa parcela da população, que existe e precisa do seu apoio, do seu carinho, e não da sua exclusão”, afirmou.

UFU promove eventos de diversidade

Também por conta da data, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começa a promover nesta sexta-feira o Mês da Diversas. Durante os próximos dias, o Centro de Convivência do Campus Santa Mônica receberá atividades a partir das 16 horas, como passeatas com hasteamento da bandeira LGBT, sarau com talentos LGBTs, apresentações circenses, entre outros.

Além disso, entre os dias 27 e 30 de maio, a UFU promove palestras, rodas de conversa, apresentações e cine-debates a respeito da homofobia e transfobia. As atividades acontecem em todos os campi da instituição de ensino.

Confira no vídeo abaixo a entrevista feita com Alexia Dias, entre 5:07 e 8:20.

Informações: Rodrigo Silva