Geral

Dia Nacional da Poesia ganha comemoração especial na Biblioteca Municipal

Enviado por: Redação V9 14/03/2018

De um verso, uma estrofe ou uma faixa musical, um pedaço da literatura brasileira e estrangeira se mantém vivo em Uberlândia. Nesta quarta-feira (14), todo esse emaranhado de obras literárias foi estendido em praça pública, como um convite à população. Essa foi apenas uma das atrações oferecidas pela Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, em comemoração ao Dia Nacional da Poesia.

Durante todo o dia, obras de diversos artistas brasileiros e estrangeiros saltaram aos olhos de quem passou pela praça Cícero Macedo, no bairro Fundinho. Foi o caso da estudante Ludmila Joelma dos Santos Simões. Toda semana, ela freqüenta o local para pegar livros para o filho, mas nesta quarta-feira, a visita ganhou um tom especial.

“Não sabia do varal poético. Vim para pegar alguns livros para meu filho, como faço toda semana, e aproveitei para levar uma obra de Toquinho, compositor do qual sou muito fã. Acredito que é algo que precisa crescer. Precisamos que os pais ensinem cada vez mais as crianças a ter um hábito de leitura, e sinto que nesse sentido faço meu dever de casa”, brincou.

No total, 47 poemas foram expostos na praça nas imediações da Biblioteca. Além de Toquinho, nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Fernando Pessoa, Cora Coralina, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes pediram passagem pelo local, com obras literárias, composições musicais e biografias.

Dose poética

Assim como a estudante Ludmila, todos que pegaram um livro na Biblioteca Municipal nesta quarta-feira ainda foram abrilhantados com uma dose poética, simbolicamente colocada em pílulas como lembranças. De acordo com a diretora da Biblioteca, Denise Carvalho, as atrações servem para aproximar ainda mais a comunidade do espaço.

“Este ano, decidimos comemorar o Dia Nacional da Poesia do lado de fora, não apenas para quem já é freqüentador, como também para todos aqueles que costumam passar pelo endereço, para atrair outras pessoas e mostrar alguns dos autores que abrigamos. Além disso, serve também para perceber que não se trata apenas de escritores, mas sim das diversas formas de poesias. Temos obras do Pedro Bial, Titãs, Vinícius de Moraes, que atingem a nossa alma. É algo que, com certeza, adoça ainda mais o nosso dia, e mostra a força da poesia”, destacou.

Doe livros!

Atualmente, a Biblioteca Pública Municipal dispõe de 42 mil livros, muitos deles frutos de doações. Uma prática que, ainda segundo a diretora do espaço, também precisa se tornar mais comum no município. “É sempre importante aproveitar a oportunidade para convidar as pessoas a doarem cada vez mais seus livros. É algo simples e que trará benefícios enormes para outras pessoas. Precisamos de exemplares da literatura infantil, auto-ajuda, brasileira, estrangeira. Mesmo assim, todos os gêneros literários são muito bem-vindos”, completou.

Prefeitura de Uberlândia

Comentários...