Famílias aproveitam ‘Pesca no Parque’ para confraternizar no Dia dos Pais


Em comemoração ao Dia dos Pais, a lagoa do Parque do Sabiá recebeu hoje (13) a 10ª edição da ‘Pesca no Parque’. Antes mesmo da abertura (6h da manhã), muitos já formavam filas nas portarias do Parque do Sabiá para participar da pescaria na lagoa. O evento reuniu mais de mil pessoas, com presença expressiva de famílias e pescadores amadores. O evento acontece todos os anos com intuito de promover um momento de lazer, integrar a comunidade e proporcionar a confraternização entre pais e filhos nesta data comemorativa.

Veteranos e novatos

​Graciano Alexandre é conhecedor da lagoa do Parque. Esta é a quinta vez que ele participa do evento. Graciano conta que faz sua própria isca e que o segredo para fisgar peixes grandes é a paciência. “Pelo menos uma vez ao mês eu vou para o mato pescar e sem dúvidas é preciso ter calma e persistir. Hoje eu não trouxe minha filha, porque ele é muito pequena. Mas felizmente teremos essa tilápia para o almoço de Dia dos Pais”, comemora. Suellen Lima e Mauro Xavier toparam o passeio diferente para domingo. Aproveitaram para trazer os dois filhos e o sobrinho para vivenciar essa experiência inusitada no parque. “Assim que contamos para eles que viríamos na pesca, eles ficaram muito ansiosos. O Mateus, de quatro anos, toda hora lembrava: ‘É amanhã, mãe, não vai esquecer’. Então hoje acordamos cedinho e viemos desfrutar dessa ocasião de lazer com as nossas crianças”, conta Suellen.

Já Élcio Silva trouxe sua netinha, Maria Clara, de seis anos, para se divertir na sua primeira pescaria. “A oportunidade de poder aproveitar o dia com a neta é tudo de bom. A diversão é o que prevalece, o peixe é apenas um símbolo de estarmos aqui. O importante mesmo é podermos ter esse momento de interação e confraternização”, exalta.

Funcionamento

Durante a pescaria, foram liberados aos praticantes apenas o uso de varas comuns ou molinetes. A área de pesca foi, como de costume, restrita à lagoa principal. Assim, os pescadores estavam proibidos de pescar no deck, nos lagos atrás do aquário, no Bosque Lady Lene e na Lagoa dos Patos. Os peixes pegos durante a pesca podiam ser levados para casa sem limite de quantidade.

A lagoa comporta peixes criados em cativeiro das espécies carpa, tilápia e tucunaré. “A ‘Pesca no Parque’ é um evento tradicional, muito esperado pelos uberlandenses. Nesta manhã de domingo pudemos ver a grande presença de famílias completas e também pais e filhos, que aproveitaram para ter um momento de descontração e lazer em meio a natureza”, explica o diretor geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Silvio Soares dos Santos.

Prefeitura de Uberlândia