Homem morre afogado em piscinão contaminado química e biologicamente, em Uberaba


Fotos: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Foi encontrado na tarde desta quarta-feira, 14, o corpo de um homem que se afogou no reservatório do Parque das Acácias (piscinão), em Uberaba, na madrugada de terça-feira, 13 de novembro. Foram dois dias de buscas do Corpo de Bombeiros. Wesley Ferreira Junior, de 36 anos, foi encontrado com o auxílio de uma rede de captura e, após arrastão. Cães auxiliaram a identificar o ponto onde o corpo estava. Segundo os bombeiros, os animais apresentaram alteração de comportamento em um ponto específico da represa.

No primeiro dia as buscas começaram depois que vestimentas, uma mochila com peixes e um molinete terem sido encontrados por um vigilante próximo à água. Uma pequena garrafa plástica de bebida alcoólica e uma vara de pesca também foram encontradas no local. No entanto as equipes suspenderam as buscas às 14h devido à impossibilidade de encontrar a vítima com vida àquela altura.

Aliado a isso ainda havia o agravante de poluição química nas águas, o que oferece risco de contaminação aos profissionais. “Repare que, mesmo sabidamente poluídas as águas, os bombeiros militares entraram para tentar localizar emergencialmente a vítima. Dever profissional de salvar vidas, mesmo em sacrifício da própria, se necessário”, afirmou o tenente-coronel Anderson Passos.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros o “local não possui atestado de balneabilidade, sendo impróprio para nado e mergulho. Foi constato que o local possui contaminação química e biológica, oferecendo risco àqueles que adentrarem em suas águas”.

“É uma ocorrência bastante difícil pois não se sabe que tipo de detrito pode haver no fundo: arames farpados, vidros, pontas de madeira ou metal cortantes, etc.”

A Polícia Militar foi informada dos fatos. Ainda durante a tarde e início da noite os trabalhos continuaram. As buscas foram retomadas pela manhã desta quarta-feira, 14. No fim da tarde o corpo foi localizado.

Segundo os militares, hoje pela manhã um homem procurou a PM e disse que estava pescando com a vítima na madrugada de terça. A vítima teria fisgado um peixe grande e decidiu entrar na água para retirar com mais facilidade, porém não sabia nadar e afundou imediatamente ao entrar. O homem afirmou que não tentou socorrê-lo, porque também não sabe nadar.

Conforme regra estabelecida pela Prefeitura, a prática de pesca é proibida no Piscinão.