Jiboia é capturada em residência de Ituiutaba


(Imagem: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Uma serpente da espécie jiboia foi capturada na tarde desta quinta-feira, 14, em uma residência na Rua 11, no Bairro Santa Maria, em Ituiutaba.

O Corpo de Bombeiros (CB) foi acionada pela dona da casa, após a filha ter avistado o animal. Os militares foram até o local e constataram que se tratava de uma jiboia de aproximadamente um metro e meio. A serpente foi capturada com segurança e levada para o habitat natural.

A jiboia, apesar de ter fama de perigosa, não é peçonhenta. No entanto, a mordida é dolorosa e pode causar infecção. Ela não consegue comer animais de grande porte, sendo inofensiva para eles. Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e lagartos.

Quando se sente ameaçada, a jiboia apresenta alguns comportamentos que visam afastar o predador. Dentre esses, destacam-se a emissão de um som característico e a contração da cabeça e do pescoço. Outra técnica é a eliminação das fezes, além, é claro, da mordida. O Corpo de Bombeiros orienta a população para realizar o chamado via 193 quando se depararem com animais silvestres, para que seja realizada a captura segura do animal.