Mortes confirmadas por Covid-19 chegam a 33; casos suspeitos ultrapassam 70 mil


O número de mortes confirmadas pelo novo coronavírus em Minas subiu para 33 e o total de infectados saltou para 958. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Com relação ao último levantamento, são três óbitos a mais em 24 horas. Porém, o mesmo boletim mostra que a doença está cada vez mais letal. Se comparado com a última segunda-feira, quando havia a confirmação de 23 mortes, o aumento é de 43%.

E a situação pode piorar ainda mais. Outros 77 óbitos ainda aguardam o resultado de exames laboratoriais. O mesmo vale para os casos suspeitos, que já chegam a 70.003.

Distribuição

Dos 33 mortos no Estado, seis não apresentavam outros problemas de saúde capazes de agravar a Covid-19. Belo Horizonte lidera o número de óbitos, com sete registros.  Além da capital, há mortes em Uberlândia (4), Uberaba (2), Paraisópolis (2), Juiz de Fora (2), Governador Valadares (2), Pouso Alegre (2), São Tomás de Aquino, Varginha, Pihumi, Patrocínio, Patos de Minas, Ouro Fino, Montes Claros, Mariana, Itabira, Divinópolis, Bonfim e Belmiro Braga.

Um homem de 24 anos, de Pouso Alegre, é a vítima mais jovem até o momento. Na outra ponta, um idoso de 92, residente em BH, também perdeu a vida após a infecção.

Dos casos confirmados, a maioria dos pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus são homens: 21 dos 33 pacientes. E idosos: 28 deles têm mais de 60 anos e apenas 5 têm menos.

Ainda segundo o levantamento,  82% dos óbitos ocorreram em pacientes que já tinham fatores de risco, principalmente hipertensão, diabetes e cardiopatia.

Também foram encontrados fatores de risco como pneumopatia, doença renal, transtornos mentais, doença neurológica, tabagismo, neoplasia, hipotireoidismo e doença genitourinária.

Hoje em Dia