Geral

Período de estiagem requer hábitos conscientes no consumo de água

Enviado por: Redação V9 15/05/2019

Com a aproximação do período de estiagem, os hábitos diários de economia de água devem ser redobrados. Pelos estudos feitos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o consumo de água tem crescido gradativamente nos últimos anos. Nos primeiros quatro meses deste ano, o consumo foi de 20.113.618,56 m³, ou seja, 3,8% a mais que em 2018 e 5,6% a mais que em 2017. Os dados preocupantes têm reflexo direto no gasto individual de cada um, uma vez que a média per capita do quadrimestre neste ano é de 245 litros/dia por pessoa. Em 2018, o número foi de 237, enquanto em 2017, foram 233 litros per capita.

Os níveis dos canais de captação, tanto na represa do Bom Jardim quanto em Sucupira, estão dentro da normalidade. “Mantemos o canal na média de 3 metros, margem de segurança boa e que não afeta o manancial e nem a população ribeirinha, que necessita do rio. Porém, os moradores precisam estar atentos à economia de água, uma vez que o período de estiagem se aproxima”, explicou a supervisora de Projetos em Educação Ambiental do Dmae

Ana Paula Carvalho relembra que em janeiro e março teve um aumento expressivo do consumo, mesmo estando em período de chuvas, quando não há necessidade de irrigar as plantas diariamente e com baixa incidência de poeira. “Agora, precisamos frear o consumo para passarmos pelo período de estiagem com tranquilidade”, reforçou.

Água Cidadã

O Dmae realiza o trabalho de educação ambiental durante todo o ano. Neste ano, já foram atendidas cerca de 5,7 mil pessoas, entre crianças, estudantes e funcionários de empresas. No ano passado, cerca de 35 mil pessoas participaram das atividades de educação ambiental.

Dicas de economia da água:

– Reduzir o tempo no banho;
– Fechar a torneira enquanto se escova os dentes;
– Ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e enxaguar os utensílios;
– Corrigir vazamentos dentro de casa;
– Abolir mangueira para limpar calçadas;
– Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar áreas abertas (garagem, quintal);
– Esperar juntar uma boa quantidade de roupa suja antes de encher a máquina de água.

Confira o consumo de água (m³) e o consumo média/dia (m³) e consumo per capita (litros).

Prefeitura de Uberlãndia

Comentários...