Pesquisa aponta recuo no Índice de Preços ao Consumidor em Uberlândia


O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou nesta sexta-feira (13/9) o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que apresentou variação de -0,05%, ou seja, um recuo em relação ao mês anterior (em julho o registro foi -0,03%). Para chegar a esse resultado, foram comparados 8.057 preços coletados no período de 1º a 30 de agosto com os preços vigentes coletados em julho.

Os movimentos de recuo de preços foram registrados em seis grupos em comparação ao mês anterior. O grupo 1, onde estão inseridos alimentação e bebidas, variou de -0,91% para 0,26%, enquanto o grupo 3 – artigos de residência – foi  de 0,07% para -0,07%.

As variações entre os grupos 4 e 5 foram de -1,34% para -1,21% e -1,13% para -0,47%, respectivamente. Os itens inseridos no grupo 4 são os de vestuário enquanto os de transporte compõem o grupo 5. Para ter acesso aos índices detalhados, basta clicar aqui.

O IPC é calculado pelo Cepes desde 1979 e se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 5 salários mínimos, sendo o chefe assalariado e suas pesquisas abrangem apenas a cidade de Uberlândia. As informações para o cálculo são adquiridas da Pesquisa Mensal de Preços, elaborada e coordenada pela equipe do Cepes que é vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri) da UFU.

Comunica UFU