Geral

Pesquisa da Anvisa revela que 65% dos medicamentos vendidos no Brasil são genéricos

Enviado por: Augusto Ikeda 05/12/2018

Uma pesquisa recente feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que no ano de 2017, 65% dos medicamentos vendidos no Brasil são genéricos ou similiares. O principal motivo é a economia feita com este tipo de remédio.

Este é o caso do aposentado Eurípedes Ferreira de Azevedo, que precisa tomar uma série de medicamentos. Quando não consegue encontrá-los pela rede pública, opta pelos genéricos justamente para conseguir economizar.

“Quando não tem na rede pública, eu tenho que comprar e sempre optei (pelos genéricos) por ser mais barato, é mais em conta pra mim, tanto pelo que ganho da minha aposentadoria” disse.

E as próprias farmácias confirmam essa informação. O empresário Paulo Roberto Borges, dono de uma drogaria, disse que os genéricos costumam ser mais vendidos que os chamados medicamentos de marca.

“Atualmente, o genérico ta tendo uma boa saída. O efeito do medicamento, na realidade, é o mesmo, o pessoal tinha uma resistência com relação a marcas. E devido à economia também, o pessoal ta procurando um pouco mais de preço”, disse.

O empresário também confirmou que as empresas farmacêuticas já estão reduzindo o valor dos medicamentos originais para melhorar a aceitação dentro do mercado.

“Tem empresas que trabalham com medicamento de marca que até reduziu o valor e hoje, ta quase no mano a mano com o genérico. Mas o genérico ta tendo uma aceitação muito boa hoje, em torno de 60% o genérico ta alcançando hoje no mercado”, disse.

A equipe de reportagem da TV Vitoriosa conversou com a população nas ruas, e a opinião é dividida: algumas optam pelos genéricos justamente pela economia, enquanto que outras optam pelos medicamentos de marca por acreditar que o efeito deles é melhor. Confira no vídeo abaixo.

Informações: Everton Fernandes

Comentários...