Prefeitura determina troca das lâmpadas de todos os semáforos da cidade


Nos últimos anos, Uberlândia vem se tornando uma cidade cada vez mais inteligente e inovadora. Mais uma prova disso é que, na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito anunciou a substituição das lâmpadas incandescentes de todos os sinaleiros do município por equipamentos de iluminação a LED. A partir de agora, os 332 semáforos terão as bolachas (placa circular que abriga as lâmpadas dos sinais) trocadas, além da instalação de mais de 1,2 mil botoeiras acessíveis aos deficientes visuais.

“É uma medida que não beneficia apenas os motoristas, mas atende também os pedestres e pessoas com deficiência, cumprindo o nosso objetivo de aprimorar o sistema de trânsito na cidade. Além da melhoria na funcionalidade, as lâmpadas de LED reduzem os gastos do município com energia. Portanto, esse é mais um exemplo de que trabalhamos para usar os recursos públicos com inteligência”, destacou o prefeito Odelmo Leão durante o evento, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal.

O investimento da atual administração é de R$ 5,2 milhões, provenientes dos Fundo Municipal de Trânsito e Transportes, e a responsável por executar o serviço é a Terra Sinalização Eireli, empresa escolhida por meio de licitação. A previsão é de que o serviço seja concluído ao longo deste ano.

“Essa substituição gera uma economia aos cofres públicos com energia elétrica, que será 94% menor do que com o uso das lâmpadas incandescentes. Nós começamos a empregar essa tecnologia no município nos mandatos anteriores do prefeito Odelmo quando instalamos esse tipo de iluminação na avenida Rondon Pacheco”, destacou o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Atualmente, Uberlândia tem uma frota de mais de 460 mil veículos e por isso as inovações precisam ser constantes. “Temos trabalhado diariamente para buscar melhorias ao trânsito de nossa cidade, não só com obras, mas também com o reforço da sinalização, de modo a trazer mais fluidez e segurança. As botoeiras, que são instaladas junto aos semáforos e próximas as faixas de pedestres, emitirão também um sinal sonoro”, finalizou Divonei.

Tecnologia de ponta

A tecnologia LED, sigla em inglês para “diodo emissor de luz”, possui diversos benefícios. Dentre eles: intensidade luminosa 30% maior que a de uma lâmpada incandescente, vida útil que pode chegar até 100 mil horas (25 vezes mais que uma lâmpada convencional), baixo custo de manutenção, livre de metais pesados e não apresenta o “efeito fantasma” (falsa sensação de iluminação do foco devido à incidência de luz solar).

Prefeitura de Uberlândia