Geral

Secretaria da Fazenda divulga tabela de pagamento do IPVA 2018

Enviado por: Augusto Ikeda 06/12/2018

A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais divulgou nesta semana a tabela de pagamento do IPVA 2019, que começa a ser pago em 14 de janeiro de 2019 para veículos com final de placa 1 e 2. E quem está com suas obrigações em dia pode conseguir um desconto na hora de pagar o imposto.

Os motoristas que optarem por pagar o IPVA 2019 à vista recebem 3% de desconto na hora de efetuar o pagamento. Pedro Antônio, chefe da administração fazendária, lembra que quem quitou o imposto em dia nos dois últimos anos tem direito a um desconto maior.

“O contribuinte que faz o pagamento do IPVA e das demais obrigações do seu veículo, e também procedo com o licenciamento do seu veículo nos prazos estabelecidos pelo Detran, isso num período de dois anos consecutivos, no terceiro ano ele terá um desconto automático de 3%. Desconto esse que pode ser acumulado com o desconto de pagamento em cota única, podendo chegar a 6%”, disse.

Com uma frota de pouco mais de 385 mil veículos, o município de Uberlândia deve arrecadar em torno de 262 milhões de reais com o pagamento do IPVA 2019. Antônio explica como que o valor arrecadado é dividido e desmentiu a crença de que o imposto é usado apenas para a melhora de ruas e rodovias.

“Do valor arrecado com o IPVA, 20% é destinado ao Fundeb, o Fundo da Educação Básica do Governo Federal, 40% para o município e 40% para o estado. A aplicação desses recursos é com base no orçamento, tanto do estado quanto do município. São aplicados em políticas públicas como saúde,  segurança, educação, mas na forma exclusiva de melhoria de rodovias, por que muitas pessoas fazem essa correlação”, explicou.

Confira abaixo a tabela de pagamento divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda.

Informações: Amanda Carvalho

Comentários...