Geral

Secretaria de Saúde e HC-UFU firmam parceria para diminuir fila de espera de cirurgias cardíacas em Uberlândia

Enviado por: Augusto Ikeda 10/07/2018

A secretaria de Saúde e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) firmaram uma parceria para diminuir a fila de espera de cirurgias cardíacas na cidade. O acordo foi ancorado na última segunda feira, 9, durante reunião na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O encontro contou com a presença de representantes do MPMG, Ministério Público Federal (MPF), secretaria de Saúde e a direção do HC-UFU. Cléber Eustáquio, procurador da República, explicou como acontecerá a parceria e disse que ela deve ter início em até 30 dias.

“O objetivo é aumentar o número de procedimentos na rede (de saúde). Queremos que o município utilize os aparelhos de hemodinâmica da UFU pra realizar os procedimentos nas horas que os médicos da UFU não fazem o procedimento. Em 30 dias, o município de Uberlândia vai realizar mais procedimentos, principalmente de cateterismo, dentro do hospital da UFU”, disse.

Atualmente, existem pouco mais de duas mil pessoas aguardando algum procedimento cardíaco em Uberlândia, entre cateterismos, arteriografias e angioplastias, por exemplo.

A atual fila de espera de cirurgias cardíacas em Uberlândia

A direção do HC-UFU também espera que a parceria diminua a fila de pacientes que aguardam na fila por uma cirurgia cardíaca.

“A proposta do município foi de que, através da SPDM (empresa que administra as UAIs e o Hospital Municipal), disponibilizasse uma equipe de hemodinamicistas para que pudesse aproveitar alguns horários que nós temos. Seriam quatro períodos na semana, que realizariam uma média de 24 cateterismos semanais”, afirmou Eduardo Crosara, diretor geral do HC-UFU.

Informações: Carlos Vilela

Comentários...