Temperatura próxima de 0ºC deve afastar nuvem de gafanhotos do Brasil


Com a frente fria que se aproxima da região sul, a nuvem de gafanhotos que poderia vir para o Brasil tende a avançar ao Uruguai nos próximos dias. Isso porque os milhares de insetos, que prejudicam pastos e plantações, só se adaptam ao calor e secura do clima. Mesmo assim, o Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa) da Argentina e o Ministério da Agricultura do Brasil seguem monitorando a condição climática.

A nuvem saiu de uma região entre a Bolívia e o Paraguai. A população de gafanhotos teria crescido muito em razão de altas temperaturas e da seca. A migração teria sido motivada pela busca por alimentos em outros locais, chegando nesta semana à Argentina, no norte da província de Santa Fé e na província de Corrientes, que fazem divisa com o oeste do Rio Grande do Sul.

Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Dori Navas, esta região gaúcha teve baixas temperaturas, na casa dos 0 graus, ao longo desta semana e para a próxima a previsão é ficar abaixo dos 10 graus.