Geral

Tendas de hidratação são instaladas nas UAIs de Uberlândia com ajuda do Exército

Enviado por: Redação V9 14/04/2019

Neste sábado, 13, três Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) – Roosevelt, Luizote de Freitas e Pampulha – receberam um reforço da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Exército Brasileiro, com a instalação de tendas de hidratação. As tendas, com autorização do Ministério da Defesa, irão possibilitar a ampliação de atendimento a mais 120 pessoas por dia com suspeita de dengue no município.

De acordo com a Prefeitura, elas serão um apoio a mais às salas de hidratação dentro das UAIs, além de as Unidades Básicas de Saúde Familiar e Programas Saúde da Família (PSF) terem sido colocadas à disposição para atender inclusive finais de semana.

O 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BIMec) iniciou a Operação “Mão Amiga” após ter aceitado uma solicitação de apoio feita no início do mês pela prefeitura para combater o mosquito e auxiliar no atendimento à comunidade.

Os locais foram escolhidos por ainda terem grande quantidade de notificações. Nessas tendas estão sendo atendidos pacientes que passaram pela equipe médica e precisam de hidratação, mas que não apresentem sinais de alta gravidade ou complicações. “Aqueles com maior gravidade continuam recebendo os cuidados no interior da unidade e até em salas de emergência, se for o caso. Nesse novo espaço é atendido aquele paciente que inicialmente não vai necessitar de internação”, explicou Lourenço.

A operação contará com 150 militares diariamente aptos a auxiliar o Município no atendimento à população em duas frentes. Uma delas será é essa disponibilização de tendas de hidratação nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), onde toda a logística e material necessário para o funcionamento foi providenciado pelo batalhão e os atendimentos ficaram sob a responsabilidade dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Além deste apoio, os militares também atuarão nas ruas junto aos cerca de 400 agentes de controle de zoonose.

Comentários...