UAIs superlotam e população é orientada a procurar atendimento apenas em situação de emergência


(Imagem: Instagram/Prefeitura de Uberlândia)

Neste sábado, 20, a Prefeitura de Uberlândia informou que as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) estão superlotadas pelo aumento de casos de coronavírus na cidade. Em nota, a gestão pediu que a população procure atendimento apenas em situações de extrema urgência.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 642 pessoas estão internadas com sintomas de coronavírus na cidade, sendo que 237 estão na Unidade de Terapia  Intensiva. Os dados também mostraram que 98% dos leitos de UTI disponíveis para pacientes na rede municipal estão ocupados.

A assessoria de comunicação do município informou que a prefeitura tem trabalhado para resolver a situação rapidamente sem que falte equipamentos ou insumos para o atendimento. Eles pediram compreensão e a colaboração da população para que a situação não se agrave. “O momento atual já é um dos mais graves vividos por Uberlândia desde o início da pandemia, apesar dos esforços e investimentos do Executivo municipal. Como forma de prevenção aos usuários da rede, a Prefeitura já readequou as consultas e serviços ambulatoriais das unidades dos bairros Luizote de Freitas, Martins, Pampulha, Presidente Roosevelt, São Jorge, Tibery e Planalto”, informaram.

Para evitar que as pessoas vão até as UAIs, a prefeitura pede que a população procure atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também haverá teleconsultas e visitas domiciliares da equipe municipal de saúde.

Restrição do Comércio

O aumento de casos de coronavírus na cidade já tem preocupado o governo há algumas semanas. O secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral, esteve no município essa semana para discutir melhores medidas de evitar o contágio do vírus e também divulgou que Uberlândia iria receber pelo menos mais 18 leitos.

Após a passagens de Carlos, o Núcleo Estratégico do Comitê Municipal Enfrentamento à Covid-19 decidiu que Uberlândia passaria para fase rígida do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas. As decisões começaram a vale no sábado, 20, com várias restrições para o comércio.