UBS do Nossa Senhora das Graças é reformada e entregue à população


A Prefeitura de Uberlândia entregou nesta sexta-feira (16) as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nossa Senhora das Graças. Foram ampliadas a sala de espera dos pacientes, a recepção, a farmácia e o banheiro. Para atender às recomendações da vigilância sanitária foram construídos e separados em salas próprias cada um dos seguintes setores: esterilização, cuidados básicos, curativos, almoxarifado, abrigo de resíduos sólidos, vacina e de coleta de sangue. Foram feitos ainda melhorias na acessibilidade.

As obras fazem parte de um conjunto de ações para melhorar e ampliar a Atenção Primária no município. A unidade do N. S. da Graças, conta com três equipes de atenção primária, somando 64 funcionários que atendem a área de abrangência dos bairros Cruzeiro do Sul, Gramado e uma parte do Marta Helena. Em média são atendidas 4700 pessoas por mês. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Dario dos Passos, esta é a 13ª reforma desde 2013 em UBS. Ele lembrou ainda que seis novas foram construídas, além das mudanças de endereço.

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, destacou que somente na região norte, onde a unidade está localizada, o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), saltou de quatro para 12. Ele destacou ainda que é preciso investir mais na prevenção. “Quando lançamos sementes boas, ela brota. A Atenção Primária, que era uma carência, é uma semente que jogamos. Só conseguiremos equacionar o problema da urgência e emergência, se tivermos a Atenção Primária. Em quatro anos criamos 26 novas equipes”, disse.

A obra garantirá mais conforto e agilidade no atendimento à comunidade. O aposentado José Azarias Cipriano, vizinho da UBS, disse que ficou satisfeito com a reforma. “Agora vai ficar ainda melhor. Todas as vezes que preciso eu vou lá e sou muito bem atendido”, disse.

Prefeitura de Uberlândia