Polícia

Em 11 anos, Disque Denúncia Unificado recebeu pouco mais de 8 milhões de ligações

Enviado por: Augusto Ikeda 10/01/2019

O Disque Denúncia Unificado (DDU) completou recentemente 11 anos de existência em Minas Gerais, com um total de pouco mais de 8 milhões de ligações feitas pela população. Os dados foram divulgados pelo governo estadual.

O tráfico de drogas é o principal motivo de ligação dos usuários do DDU. Nos 11 anos do serviço, 61% das ligações eram voltados para denunciar esse tipo de crime. Mais de 38 toneladas de entorpecentes, entre maconha, cocaína e crack, foram retiradas de circulação nas ruas dos municípios mineiros.

Em segundo lugar, estão as denúncias envolvendo armas de fogo. 20,9 mil delas foram retiradas de circulação, bem como 236,6 mil munições dos mais variados calibres. Jogos de azar e crimes ambientais também estão entre as principais ocorrências denunciadas pela população.

48% das denúncias feitas pelo DDU neste período ocorreram em cidades de grande porte do estado: Belo Horizonte, Contagem, Betim e Ribeirão das Neves, na zona metropolitana, e também Uberlândia e Juiz de Fora.

Com relação apenas a 2018, o DDU registrou um total de 420,706 ligações entre os meses de janeiro e outubro. Elas resultaram em 64,467 denúncias, em que 24 mil pessoas foram presas ou apreendidas e pouco mais de 478 mil kg de drogas foram retiradas de circulação.

Para acionar o DDU, basta apenas ligar no número 181.

 

Comentários...