Força-tarefa intensifica fiscalização em estabelecimentos da cidade


Desde que a pandemia do coronavírus provocou a suspensão do atendimento presencial em vários setores comerciais, a Prefeitura de Uberlândia iniciou uma verdadeira força-tarefa para fiscalizar o cumprimento das medidas decretadas pelo Município, Estado e União. Diariamente, estão nas ruas equipes da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, com parceria das polícias Militar e Civil e coordenação do Ministério Público Estadual.

Os servidores estão percorrendo todas as regiões para flagrar estabelecimentos que insistem em manter seu atendimento presencial de forma irregular. Em caso de descumprimento, os órgãos municipais orientam o proprietário sobre a necessidade do isolamento em benefício de toda a coletividade e tomam as demais medidas administrativas.

A fiscalização também percorre os estabelecimentos liberados a funcionar presencialmente para apurar a adoção de medidas deliberadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19. São observados itens como correta higienização, espaçamento mínimo entre pessoas e horário de funcionamento até as 22h. Possíveis preços abusivos também são monitorados.

“Neste momento de isolamento social, é muito importante que cada um faça a sua parte. Portanto, mobilizamos vários servidores para intensificar a fiscalização. Logicamente o nosso povo está sendo um grande aliado, relatando situações de inconformidade. Contem sempre conosco para tomar as medidas necessárias”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Os interessados em realizar alguma denúncia podem entrar em contato pelo telefone 151 ou pelo email procon@uberlandia.mg.gov.br. Os casos podem ser relatados também pelo link Fale com o Procon.

Prefeitura de Uberlândia