Homem é preso por pesca ilegal, tem barco e peixes apreendidos e é autuado em R$ 13 mil


Na madrugada desta quarta feira dia 14/02/2018 militares da 9° CIA PM ID MAT, lotados na cidade de Ituiutaba/MG realizaram patrulhamento aquático na montante (parte de cima) do reservatório da UHE DE SÃO SIMÃO no município de Capinópolis/MG.

Um homem foi preso após ser flagrado praticando pesca irregular com uso de rede e outros apetrechos proibidos. Ele estava acompanhado de outro homem. Ao perceberem a aproximação da embarcação da Polícia Ambiental, os autores fugiram, colocando em risco a vida de pessoas que estavam em outras embarcações, além da integridade física dos próprios policiais militares envolvidos na ocorrência.

Depois de uma intensa perseguição o condutor da embarcação foi abordado sendo localizado no interior do barco 500 metros de rede, 15 kg pescado (espécies pintado, barbado, cascudo, mandi), que foram apreendidos juntamente com um barco e um motor de popa 15 Hp.

O autor, de 43 anos, foi preso por cometimento de crime ambiental de pesca ilegal, conforme prevê artigo 34 da Lei Federal 9605/98 ” Lei dos Crimes Ambientais” e conduzido a Delegacia da Polícia Civil de Ituiutaba para providências de Polícia Judiciária.

Foi lavrada autuação administrativa no valor de R$ 13.545,33.

Piracema

Esta modalidade de patrulhamento é intensificada, tendo em vista o período de Piracema ( Portaria 156/2011) que se iniciou no dia 01 de novembro de 2017 tendo término no dia 28 de fevereiro de 2018 e o Feriado de Carnaval.

Durante o patrulhamento com utilização de embarcação os Policiais Militares Ambientais fiscalizam a pesca predatória, caça ilegal e dentre outros crimes ambientais, o militares também orientam as pessoas sobre duvidas que tenham referente a atividades ligadas legislação ambiental.

A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denuncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181 (Ligação gratuita e anônima) assim o trabalho dos Policiais Militares Ambientais pode ser mais efetivo.