Jovem registra queixa de estupro contra motorista de aplicativo em Uberlândia


Uma jovem, de 29 anos, registrou uma queixa de estupro contra um motorista de aplicativo nesta quarta-feira, 20.

A vítima informou que solicitou uma viagem por um aplicativo, que mandou o motorista de um veículo Ford/Fiesta. Ela entrou no carro e sentou no banco da frente, ao lado do condutor. Ao se aproximar do destino, a jovem contou que o suspeito começou a acariciar as pernas dela, chegando também aos seios e genitália. Minutos depois a vítima percebeu que o condutor havia aberto a calça e colocado o pênis para fora, momento que ele questionou se a jovem queria pegar no órgão. Ele parou o automóvel em frente ao apartamento da garota, que aproveitou para sair correndo e entrar em casa.

A mãe da vítima acompanhou a jovem até a delegacia, onde foi registrado o boletim de ocorrência. Para surpresa dos militares, antes de finalizarem a queixa, o suspeito chegou no local com o zíper da calça aberto. A genitora da jovem foi colocada em uma sala juntamente com o motorista do aplicativo e falou para ele que o mesmo não trabalharia mais nesta cidade. Por conta disso, ela foi detida por ameaça.

Segundo militares, a vítima foi incentivada a procurar a promotoria e a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher.

Em nota, a empresa 99 informou que bloqueou o motorista e mobilizou uma equipe especializada para acolher a vítima. Confira a nota na íntegra:

“A 99 recebeu a grave denúncia de uma passageira envolvendo um motorista parceiro da plataforma nesta quinta-feira (21). Assim que soubemos do caso, bloqueamos o motorista e mobilizamos uma equipe para apurar a situação, que está em contato com a vítima para oferecer todo o acolhimento e suporte necessários. A empresa está disponível para colaborar com as investigações da polícia. 

 A plataforma lamenta profundamente o caso e reitera que repudia veemente esse tipo de violência. Temos uma política de tolerância zero em relação a isso. Por isso, dedicamos nossos esforços na prevenção, proteção e acolhimento de todos os usuários da plataforma, principalmente para as mulheres. Por conta dessa missão, a 99 investe continuamente em tecnologia para que o serviço seja seguro antes, durante e depois das corridas.

Entre as medidas está o kit de segurança, que oferece a opção de compartilhar a rota para contatos de confiança, além de poder ligar para a polícia. O app também possui uma inteligência artificial, o Rastreador de Comentários, que vasculha automaticamente as avaliações das usuárias ao fim das corridas para a identificação dos casos de assédio ou violência sexual. Com essa tecnologia, a empresa pode priorizar esses casos e acolher a vítima de maneira humanizada mais rapidamente, bem como tomar todas as providências possíveis, que pode incluir bloqueio e colaboração com a investigação das autoridades. 

 Passageiros e motoristas que tenham sofrido esse tipo de violência devem reportar imediatamente para a empresa, por meio de seu app, ou no telefone 0800-888-8999, para que o acolhimento e suporte necessários sejam oferecidos.  Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana, para cuidar exclusivamente da proteção dos usuários, sejam elas motoristas ou passageiras.

A plataforma orienta e sensibiliza os condutores a atenderem todos os passageiros com respeito. Realizamos periodicamente, nos 33 centros presenciais de atendimento (Casas99) distribuídas pelo país, rodas de conversas para orientar motoristas a terem uma postura de gentileza, boa fé e profissionalismo com todos.

Além disso, estamos implementando cursos online e presenciais abertos a 100% dos motoristas com foco em diversidade e cidadania. O conteúdo foi feito por uma plataforma especializada em educação digital com a curadoria de especialistas no assunto. Já estão disponíveis os módulos sobre combate à  assédio e à LGBTQfobia.”