Polícia Ambiental realiza patrulhamento preventivo em Ituiutaba e região


(Imagem: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação)

A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) está realizando Policiamento Ambiental em Ituiutaba e região. O objetivo é zelar pelo meio ambiente e recursos ambientais, protegendo a fauna e a flora, além de controlar a exploração florestal e a pesca predatória através de um trabalho preventivo e de fiscalizações.

Para operacionalização da atividade, a PMMA mantém convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e os órgãos vinculados (Instituto Estadual de Florestas – IEF, Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM e Fundação Estadual do Meio Ambiente – Feam), além de manter relacionamento com outras entidades públicas e organizações não governamentais, que trabalham em prol do meio ambiente. Outra parceria fundamental é com o Ministério Público Estadual (MP) e Federal (MPF) e Poder Judiciário.

(Imagem: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação)

Na região do Pontal do Triângulo, o Policiamento Ambiental é realizado pelo 3º Grupamento de Meio Ambiente sediado na cidade de Ituiutaba e tem como responsabilidade territorial mais 5 cidades sendo elas: Capinópolis, Ipiaçu, Cachoeira Dourada, Canapólis e Centralina. Os policiais militares ambientais estão presentes desenvolvendo operações na zona urbana, zona rural e no meio aquático, para isso são utilizadas viaturas, embarcações e drones, além do uso de tecnologias para auxiliar na precisão dos trabalhos realizados.

Cabe ressaltar que, além do combate aos Crimes Ambientais para que a sadia qualidade do meio ambiente seja mantida, a PMMA também atua na prevenção criminal com ações e operações voltadas ao combate dos crimes comuns como, por exemplo: porte/posse ilegal de armas, prisão de foragidos da justiça, recuperação de veículos produto de crime, roubos, dentre outros.

As guarnições estão constantemente nas estradas vicinais realizando abordagens e levando segurança ao homem do campo, os patrulhamentos aquáticos nos rios e reservatórios das usinas Hidroelétricas levam segurança objetiva e subjetiva para as pessoas que frequentam nossos mananciais, ranchos, ou em atividades de pesca com uso de embarcações.

No ano de 2020 foram realizadas 733 operações na área de responsabilidade territorial do 3º Grupamento de Meio Ambiente