Seis coletores de lixo são hospitalizados ao recolherem descarte irregular de inseticida em Capinópolis


Sete coletores de lixo passaram mal e seis foram hospitalizados nesta quinta-feira, 12, após recolherem um saco de lixo contendo material agrotóxico. O descarte irregular foi denunciado à Polícia Militar de Meio Ambiente de Ituiutaba pelo secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Capinópolis.

Os trabalhadores da coleta seletiva recolheram um saco preto e levaram para centro de coleta e separação de resíduos. Quando passou pela esteira separação de materiais, os funcionários sentiram um forte odor, que se espalhou pelo ambiente.

As atividades foram suspensas imediatamente como medida de precaução, mas mesmo assim sete coletores passaram mal. Seis levados para atendimento médico no hospital da cidade, pois tiveram contato com o produto. A informação é de que eles passam bem.

Os Policiais Ambientais identificaram o produto como sendo o inseticida Malathion. Um pequeno frasco foi destinado ao ponto de coleta credenciado para receber este tipo de embalagem.

Foram feitas diligências nas imediações onde o material foi coletado, porém não foi possível identificar quem seria a pessoa que fez o descarte irregular deste agrotóxico.

A coleta seletiva na cidade foi suspensa por tempo indeterminado segundo o Secretário de Meio Ambiente.

Crime ambiental

Cabe ressaltar que descartar agrotóxicos ou qualquer substância tóxica em desacordo com as normas ambientais e de segurança é um Crime Ambiental conforme descrito no artigo 56, §1, inciso I da Lei Federal 9605/98, o fato será encaminhado a Policia Civil para providências de Polícia Judiciária.

Dica: Ao fazer o descarte do lixo lembre-se de tomar alguns cuidados como por exemplo se tiver vidros quebrados fazer a correta embalagem ( normalmente colocar dentro garrafa pet), ao descartar latas de metal colocar tampa para lado de dentro,  e se for haver descarte de seringas e agulhas também faça o correto descarte, que pode ser o mesmo procedimento que se faz com o cacos de vidros, caso seja produtos nocivos a saúde procure a loja onde adquiriu o produto e peça informações de onde descartar de forma correta.

Separe seu lixo reciclado em sacos separados e identificados, todos estes cuidados além de ajudar nas questões ambientais evitam acidentes com os coletores que se cortam ou como neste caso são vítimas de descarte irregular de produtos nocivos a saúde humana.