Agressor de Bolsonaro é absolvido por facada, por ser ininputável


A Justiça Federal de Juiz de Fora concluiu que Adélio Bispo não pode cumprir pena porque sofre de transtorno delirante persistente, o que o impende de ser punido pelo crime.

A doença foi diagnosticada por vários médicos que avaliaram Adélio após a agressão.

Na sentença, o juiz Bruno Savino converte a prisão preventiva do réu em “internação provisória, por tempo indeterminado, enquanto não for verificada a cessão da periculosidade” – o que deve ser constatado por meio de perícia médica, ao fim do prazo mínimo de três anos.

O Ministério Público Federal em Minas Gerais afirma não ter sido intimado oficialmente sobre a decisão.

Adélio Bispo respondia pelo crime de atentado pessoal por inconformismo político e está preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A determinação é que ele continue no complexo, que possui um espaço para tratamento de doença mental.

A facada contra Jair Bolsonaro ocorreu em setembro do ano passado, durante ato de campanha em Juiz de Fora. Caso não fosse considerado inimputável, a pena de Adélio pelo crime, que fere a lei de Segurança Nacional, poderia chegar a vinte anos de prisão.

No fim da tarde, o presidente Jair Bolsonaro comentou a decisão. “Estou tomando as providências jurídicas, o que eu posso fazer, e vou recorrer. Normalmente, pode o MP recorrer também, vou entrar em contato com o meu advogado. Isso é um crime contra um candidato da República que tem um mandato, e nós iremos nas últimas consequências nessa situação aí”.

Fonte: SBT