Aplicativo e-Título é uma das ferramentas úteis para as Eleições 2018


Falta pouco mais de um mês para as Eleições 2018, e os eleitores já podem começar a se preparar para o dia da votação – 7 de outubro. Uma das ferramentas oferecidas pela Justiça Eleitoral para facilitar a vida do eleitor é o e-Título, aplicativo que reúne as informações eleitorais do cidadão em seu smartphone ou tablet. Lançado em dezembro de 2017 pela Justiça Eleitoral, até o final de agosto, 2,19% (344.363) dos eleitores mineiros haviam baixado o aplicativo.

e-Título disponibiliza ao eleitor uma via digital de seu título que pode, inclusive, ser utilizada como documento para votar ou justificar, caso o eleitor já tenha feito a biometria. O eleitor que ainda não fez o recadastramento biométrico não terá sua fotografia na via digital do título e, nesse caso, deverá apresentar um documento com foto na hora de votar.  Ainda, informações sobre o local de votação do eleitor – com o nome do estabelecimento, o endereço e, em alguns casos, com a geolocalização – ficam gravadas no dispositivo móvel no qual o e-Título foi instalado. Todos os dados são atualizados automaticamente, portanto, no caso de eleitores de zonas eleitorais que passaram pelo processo de rezoneamento, os dados do e-Título sobre zona e seção eleitoral já estarão retificados. A Justiça Eleitoral conta com a ferramenta como uma das formas de os eleitores otimizarem o seu tempo no dia da eleição, já que dúvidas sobre local de votação e seção eleitoral estão entre as demandas recorrentes do Disque-Eleitor em dias de pleito.

Em Belo Horizonte, até o final de agosto, 4,03% (78.515) dos eleitores haviam baixado o e-Título. Em Minas, o maior número de downloads do aplicativo foi em Uberlândia: 7,07% (32.942) do eleitorado da cidade. Em seguida, vem Contagem, com 26.515 downloads, representando 6,63% dos eleitores; e Uberaba, com 13.379 downloads (6,15% do eleitorado).

TRE-MG